A INFLUÊNCIA DO PÚBLICO LGBT NA ECONOMIA RECIFENSE: UMA ANÁLISE TERRITORIAL DA BOA VISTA
Por: Rhuann Rodrigo • 3/7/2019 • Artigo • 524 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1]
A INFLUÊNCIA DO PÚBLICO LGBT NA ECONOMIA RECIFENSE:
UMA ANÁLISE TERRITORIAL DA BOA VISTA
Rhuann Rodrigo Oliveira de Freitas, http://lattes.cnpq.br/6399203867879007
Bruno Roberto Lopes, http://lattes.cnpq.br/9219820996805484
Orientador(s): Ana Regina Marinho, UPE, http://lattes.cnpq.br/6583129971560365
Gevson Andrade, UPE, http://lattes.cnpq.br/3127844887625744
Justificativa:
É importante estudar o crescimento da população LGBT na economia do Recife, pois apesar de o destino está presente em listas de cidades gay-friendly, Pernambuco é, de acordo com um levantamento da ONG Grupo Gay da Bahia (GGB), o estado onde mais houve mortes por homofobia em 2013. No centro do Recife, o bairro da Boa Vista, é onde se encontram boates LGBT para público de classe média, como o Clube Metrópole, localizado na Rua das Ninfas. O Clube Metrópole junto ao Santo Bar e o Miami, formam uma trindade empresarial de entretenimento cuja dona, a empresária Maria do Céu afirma que os lucros das três empresas juntas somam uma quantia de até cinquenta mil reais mensais, dos quais 90% é reinvestido no negócio. Ela ainda afirma que mesmo com a crise econômica para alguns setores, como o próprio setor de entretenimento, ainda assim suas empresas mantiveram o mercado aquecido e não houve nenhum corte de funcionário.
LGBT fazem parte de um público que não só mantêm o território economicamente, mas social e cultural, fazendo-se importante estudos sobre o assunto para conhecermos todo esse impacto na cidade e o quanto pode influenciar toda economia de um bairro.
Objetivos:
- Estudar o perfil de consumo do público LGBT.
- Apresentar a importância do mercado consumidor LGBT no PIB recifense.
- Apontar as transformações socioeconômicos no bairro da boa vista por influência do consumo de consumo do LGBT.
Área do conhecimento: Geografia
Conteúdo programático: A Palestra será apresentada de forma que os presentes conheçam as mudanças promovidas pelo público LGBT dentro das relações socioeconômicas no território da Boa vista. Será colocado dados de pesquisa empírica cujo conteúdo apontam que nem sempre as vantagens econômicas obtidas condizem com a realidade de ideias do fornecedor desses bens e serviços.
Palavras-chave: LGBT, Recife, Boa Vista.
Público-alvo: Número mínimo de 15 participantes e máximo de 40. Alunos de graduação em geografia, história, letras e matemática.
Local: Sala de aula ou auditório.
Duração: Palestra de 2 horas.
...