A INTELIGÊNCIA
Por: DIGITAL • 17/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 4.764 Palavras (20 Páginas) • 276 Visualizações
[pic 1]
FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES
[pic 2]
LAUDISSARA LUCENA
LUCILENE TORRES
DEISEMAR FERREIRA
ROSICLÉIA
SANDRA REGINA
PATRÍCIA NASCIMENTO
ZILDA DA SILVA GOMES
INTELIGÊNCIA
ARIQUEMES
2011
Laudissara Lucena
Lucilene Torres
Deisemar Ferreira
Rosicléia
Sandra Regina
Patrícia Nascimento
Zilda da Silva Gomes
Inteligência
[pic 3]
Ariquemes
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO4
INTELIGENCIA5
INTELIGENCIA LÓGIO-MATEMÁTICO6
INTELIGENCIA MUSICAL6
INTELIGENCIA LINGUÍSTICA7
INTELIGÊNCIA ESPACIAL7
INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL 8
INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL8
INTELIGÊNCIA PICTÓRICA9
RETÓRICAS DA REFORMA ESCOLAR11
A AVALIAÇÃO DO ESPECTRO12
ABORDANDO O PROJETO ESPECTRO12
Estilo Visual13
Estilo Tátil15
Estilo Cinestésico15
CONSIDERAÇÕES FINAIS20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS21
ANEXOS22
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo levar de forma fácil compreensão o que são inteligências múltiplas, como identificá-las, e como estimular logo também veremos que todo ser humano é inteligente. Por exemplo, crianças consideradas com baixo rendimento escolar, podem desenvolver atividades que antes pareciam impossíveis para elas.
Veremos a importância do estudar das inteligências múltiplas, para o bom desenvolvimento do ser humano e consequentemente de sua vida profissional, que podem conseguir resultados surpreendentes através de aprofundamento no estudo de cada uma, podemos melhorar e acordar inteligências múltiplas, a aprendizagem e o desenvolvimento são consequência da dedicação do professor. Neste trabalho se encontram inovações pedagógicas, estratégias de ensino que empolguem os alunos, jogos e habilidades que estimulam habilidades.
INTELIGENCIAS
É o desenvolvimento de diferentes tipos de capacidade de crianças normais.
Uma capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários ou ainda como a faculdade de conhecer, compreender, discernir e adaptar-se (HOWARD Gardner, 1993).
O conceito mais conhecido de inteligência é aquele relacionado com a capacidade de resolver problemas dos mais simples aos mais complexos na grande variedade das conquistas humanas nas dimensões aéreas do saber. É também a capacidade de criar produtos, materiais ou intelectuais, que sejam aceitos socialmente. É um potencial biológico e psicológico. Isto é, está associada aos nossos desejos, as nossas ações inconscientes e conscientes.
Significa escolher entre. É a capacidade pelo qual conseguimos conhecer e compreender as coisas por meio de uma seleção e opções que se nos apresenta no dia-dia. Todos são inteligentes?
Todo ser humano tem suas habilidades para interagir com o meio em que vive. “Portanto, todos os seres humanos são seres inteligentes, com potenciais para ir além do que já se ia, no instante” (Celso Antunes, 1999)
Em 1997, uma pequena equipe de pesquisadores da Harvard graduarte School os Education fi solicitada pela Bernard Van Leer Foundation of the Haque a realizar uma investigação sobre um grande tópico: A natureza e a Realização do potencial humano.( HOWARD GARDNER, 1993)
Um membro recente desse grupo, psicólogo Gardner assumiu esse empreendimento ele que queria checar a uma visão mais ampla do pensamento humano. Mais abrangente cognição. Deliberadamente ele tomou a decisão de escrever sobre as inteligências múltiplas para salientar suas capacidades.
Gardner e sua equipe montaram uma teoria chamada a teoria das inteligências múltiplas que tem como foco sete inteligências, são elas: a inteligência lingüística, lógica, matemática, espacial, musical, corporal sinestésica, interpessoal, intrapessoal e psicótica.
Essas são as sete inteligências múltiplas.
INTELIGÊNCIA MUSICAL,
“ Yehudi Menuhin foi introduzida por seus pais, clandestinamente na Orquestra São Francisco ele se encantou tanto com o som do violino de Louis Persinger que quis ter um violino e o próprio Louis como seu professor. Isso tudo dos três anos de idade sendo que aos diz se tornou um violinista internacional” (HOWARD Gardner, 1993).
Um indivíduo com essa inteligência mostra rápido progresso ao manusear um instrumento, nota-se que ele estava biologicamente preparado, no entanto, os seres humanos podem ser estimulados a desenvolver essas inteligências múltiplas.
INTELIGÊNCIA CORPORAL- SINESTÉSICA
“Babe Ruth tinha quinze anos de idade jogava na terceira base quando seu colega começou a jogar mal então ele a criticou, o treinador por sua vez, disse que se ele fosse tão bom que ele lançasse. Ruth ficou um pouco embaraçado pois nunca havia arremessado, mas no exato momento em que ele subiu no montículo soube que havia nascido para bater nos outros” (HOWARD Gardner, 1993).
Executar uma sequencia mínima ou resolver um problema matemático não é uma capacidade que usa o corpo, como a dança, como jogar tênis é uma evidencia do uso do corpo.
...