Resenha - Intelig Estratégica Antecipativa e Sinais fracos
Por: Leandro Stangherlin • 3/5/2015 • Resenha • 738 Palavras (3 Páginas) • 491 Visualizações
[pic 1] | ADMINISTRAÇÃOSISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTOMARKETING E INTELIGENCIA ESTRATÉGICA –2015 PROFESSOR DR. FREDERICO VIDIGAL |
RESENHA Nº __01__
Alunos: Leandro Stangherlin Araújo
SILVA Priscila C. BICCA Edson R. INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA ANTECIPATIVA: oportunidades para uma nova empresa de tecnologia da informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 182-193, jan./jun. 2012. Disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. Acesso em 18 de fevereiro de 2015
O texto inicia demonstrando a volatilidade do mercado de software. Onde a inserção é relativamente fácil, contudo, manter-se nele é difícil devido a grande competitividade do mesmo. Devido a isso ter um posicionamento estratégico, baseado no contexto ambiental em que a organização está inserida, e estar atento às oportunidades é uma questão de sobrevivência. Então conhecer o ambiente, interno e externo, é um fator determinante para o negócio. Para uma reação rápida e no momento certo o texto apresenta a Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) vislumbrado em uma empresa de tecnologia da informação na construção de software para encontrar um nicho de mercado adequado para crescer.
Primeiramente conceitua-se Inteligência Competitiva. Inteligência é a capacidade do ser humano interpretação, correta, mais próximo da realidade, independente do conhecimento prévio do assunto. Ou a arte de aplicar o conhecimento imperfeito, pois, por mais informações que se tenha sobre o assunto a tomada de decisão possui um risco. Contudo se bem aplicada à inteligência se torna uma vantagem competitiva frente a outras empresas. Dessa forma a inteligência competitiva é orientada ao processo decisório da corporação.
Antecipar situações faz com que a empresa possa ir corrigindo seu curso à medida que o tempo passa. A empresa que não antecipa situações acaba que pela urgência, tomando decisões errôneas. O IEAc é uma ferramenta que auxilia essa coleta, armazenamento e análise de informações socioeconômicas.
Para os pesquisadores citados as situações de incerteza podem reduzir à efetividade da decisão a medida do curto lapso temporal para a reação. Para isso a antecipação é primordial. Com isso temos duas variáveis a rapidez com que a ameaça ou oportunidade influencia a empresa versos o tempo de planejamento de uma resposta.
Para o autor sinais fracos são então sutis informações que não gerem reação imediata, porém permitem conhecer o ambiente. Dessa forma a inteligência competitiva capta e analisa este sinais fracos e faz a prospecção de cenários com intuito de minimizar as ameaças e maximizar as oportunidades.
A metodologia de IEAc consiste na definição de um alvo que é identificar e certificar a área de atividade de interesse da empresa sobre a qual o processo se realizará. Após a identificação será feito a coleta e o armazenamento das informações de maneira formal. As informações serão fichadas contendo os dados que a identifiquem, o assunto de que se trata e observações.
...