A Importância dos Brasis para o Brasil
Por: Leticia Salgado • 12/1/2023 • Projeto de pesquisa • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 86 Visualizações
A IMPORT NCIA DOS BRASIS PARA O BRASIL –
A MERENDA NOSSA DE CADA DIA
Através do código de barras das embalagens de frutas, legumes, verduras e carnes compradas nos supermercados é possível identificar a fazenda em que o alimento foi produzido, o agricultor ou criador, basta um celular com internet e você pode consultar todo o histórico do produto, desde que ele tenha o selo de algum programa de qualidade de origem.
“O rastreamento dos processos traz a informação da origem, ao mesmo tempo, faz o caminho de volta levando ao agricultor o feedback dos consumidores”, diz Thomas Eckschmidt, diretor de desenvolvimento de novos negócios de empresa de programas de qualidade.
No Brasil, o pioneiro foi o Carrefour que deu início ao “Garantia de Origem” em 1999. O programa nasceu na França em 1992, com o objetivo de oferecer aos consumidores alimentos produzidos dentro de rigorosos conceitos de segurança alimentar e sustentabilidade.
Atualmente, o Carrefour conta com mais de 250 produtos com o selo do programa e, desde 2010, o consumidor pode rastrear as informações do alimento pelo site:
www.garantiadeorigem.com.br
Tais iniciativas trazem aos supermercados outros benefícios, no Grupo Pão de Açúcar, o programa “Qualidade Desde a Origem” foi implantado em 2008 e, além de um controle efetivo da qualidade, permitiu ao grupo estreitar o relacionamento com os agricultores fornecedores. Com
um movimento mensal de cerca de 28 milhões de quilos de frutas, legumes e verduras, o grupo corria risco de desabastecimento. Hoje, o agricultor tem
um cadastro online, cada procedimento na lavoura é registrado ali: quais os agroquímicos usados, quando as aplicações foram feitas, etc.
Aparentemente, os programas são um custo adicional ao produtor. No entanto, com o passar do tempo, ele começa a colher os resultados. “Os supermercados não pagam mais, mas dão preferência de compra para quem entrega tudo certinho. Comercialmente, nós aumentamos o volume vendido”, diz Jiliarde Ferreira de Souza, gerente comercial da Brasnica Frutas Tropicais, empresa focada na produção de banana prata.
Para facilitar a vida do consumidor, o cliente pode escanear o QR-Code do produto com o aparelho e acessar a página com as informações do alimento. “É a certeza da qualidade dos produtos que estou comprando”, diz a publicitária Noemi Gomes. Já para o engenheiro Rodrigo Zenun, “a iniciativa é válida e importante, mas prefiro informações diretas e rápidas. Apenas o selo de qualidade de origem basta para mim.”
A rastreabilidade é uma tendência que veio para ficar. Prova disso é que o WalMart lançou no ano passado o programa “Qualidade Selecionada, Origem Garantida” e neste ano, supermercados menores, como a rede Hippo de Florianópolis, também aderiram ao movimento.
Fonte: http://souagro.com.br/do-campo-a-mesa/
ARROZ
O arroz é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.
Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradicionais, de mão-de-obra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados e é costume, nos países do sudeste asiático, encontrarem-se socalcos onde é cultivado. Em qualquer dos casos, a água mantém-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida.
A visão comumente aceita é que o arroz foi cultivado primeiramente na região do vale do Rio Yangtzé na China. Estudos morfológicos de fitólitos de arroz no sítio arqueológico Diaotonghuan mostram claramente a transição da coleta de arroz selvagem para o cultivo de arroz plantado. No final do 3º milênio a.C., houve uma rápida expansão do cultivo de arroz no território continental do sudeste da Ásia e em direção oeste para a Índia e Nepal.
Em 2003, arqueólogos coreanos afirmaram ter descoberto o mais antigo arroz do mundo cultivado, a época indicada, remonta há 15 mil anos, e desafia a visão de que o cultivo do arroz se originou na China. Em 2011, um trabalho conjunto da Universidade de Stanford, da Universidade de Nova York, da Universidade Washington em St. Louis e da Purdue University forneceu a evidência mais forte de que existe apenas uma única origem de arroz cultivado, no Vale do Yangtzé, na China.
No Japão, o arroz é cultivado há pelo menos 7 mil anos, é presença marcante no quotidiano do povo asiático. Em muitas culturas do continente, é comum que uma mãe dê ao recém-nascido alguns grãos de arroz já mastigados, num ritual que significa sua chegada à vida.
No Vietnã, o cereal está tão integrado à alma dos camponeses que muitos fazem questão de ser sepultados nos arrozais. Durante os enterros há distribuição de arroz, como muitas festas, cantos e danças.
Principais Municípios Produtores
Área colhida(ha)
Produção obtida(t)
Rendimento médio(kg/ha)
Variação da prod. em rel. ao ano ant.(%)
Particip. no total da prod. Nac.
Valor da produção (1000 R$)
Uruguaiana
71 124
590 329
8 299
46,5
5,1
231 539
Itaqui
62 000
458 118
7 389
24,3
4,0
179 683
Alegrete
50 000
390 000
7 800
14,5
3,4
151 156
Dom Pedrito
43 900
335 835
7 650
11,5
...