A Interação Entre Sociedade e Natureza no Rio de Janeiro
Por: MarcelloDocadar • 21/8/2019 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
[pic 1]
Nome: Marcello José Docasar Oliveira
Matricula: 201914025241
Polo: Três Rios
Período: 2°
A interação entre sociedade e natureza no Rio de Janeiro
A formação geológica do Estado do Rio de janeiro assemelha-se ao Grand Canyon, porém comporta uma cidade ao seu entorno.
Pensar no relevo do rio de janeiro, nos leva a pensar a no encontro das placas tectônicas, na África do sul a 600 milhões de anos com o fechamento do oceano e o surgimento de cordilheiras, em seguida, com a abertura dos oceanos, com falhamentos e faturamentos a 150 milhões de anos atrás, nos dando nossa paisagem atual.
Podemos notar com um olhar olistico que a cidade foi construída ao entorno dessas rochas fazendo a paisagem se integrar entre a geologia, rochas e seus componentes químicos, processos históricos e transformações sociais.
O Corcovado além de referência para o Rio de janeiro e para o mundo é também uma referência geológica muito rica, a estrada que leva até a vista chinesa, mesa do imperador, Paineiras e Corcovado, sobe abruptamente da baixada litorânea ao alto da serra da Carioca, e por ser muito ingrime, é utilizada por ciclistas e skatistas.
Ao visitar esses pontos você participa do relevo ao sentir cada dúvida, vivemos cercados de evidências geológicas, as montanhas grandes cotodaras de águas que escorrem e formam cachoeiras nos sopes das montanhas.
Na subida dessa estrada encontramos rochas como Gnaisse facoidal (originado do metamorfismo do granito), o Kinzigto(Gnaisse fino, rico em minerais escuros) e o leptnito( rico em minerais claros como quartzo feldspato,muito resistente ao intemperismo)
O Gnaisse é uma rocha de valor histórico muito grande, devido ser o material escolhido paras as primeiras construções da cidade do Rio de janeiro.
A população tem seu dia a dia em torno desse sistema geológico.
Podemos também notar a mudança da apropriação dessa mesma montanha com o passar dos tempos, do cultivo de chá dos chineses a anos atrás, até às práticas de esporte atuais na montanha.
Foram milhões de anos de dobramentos e erosão para que tenhamos a paisagem atual.
O Corcovado é um bloco de rocha, que tinha maior tamanho e vem sofrendo transformações e se desgastando a milhões de anos através da erosão, chuva e ventos, fazendo fragmentos como depósitos de blocos e os grãos de areia das praias.
...