A Produção de Plano de Ensino e das Atividades Curriculares
Por: Hudim Hudson Abilio • 16/6/2019 • Trabalho acadêmico • 751 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
Prática de Ensino nos Anos Finais do Ensino Fundamental |
Alun@: Hudson Abílio |
RGM: 18165320 |
Polo: Guaxupé/MG |
Tutor: Caio Farias |
Método avaliativo em geografia: deve ser aplicado para punir ou estimular?
A produção de plano de ensino e das Atividades Curriculares devem ser discutidas de forma responsável, onde possa tirar o melhor proveito, tanto para o aluno como para o professor. Assim ambos terão condições de entregar melhores resultados obtidos dentre a relação aluno-professor como professor-aluno de maneira que ambos saiam positivamente avaliados no meio educacional. Adiante será citado alguns recursos de ensino aplicadas pelo professor em sala de aula.
Atualmente, o ensino evoluiu e o professor não é mais o detentor do conhecimento, devendo atuar com liderança diante de seus alunos com autonomia para exercer suas atividades em sala de aula e, extraclasse também definindo os conteúdos e estratégias do processo ensino-aprendizagem.
Mesmo com essa autonomia citada anteriormente, o professor deve avisar previamente e de forma clara como os alunos serão avaliados e com quais critérios. Sendo assim, ele passará para eles a importância da realização da aprendizagem tanto como forma de avaliar cada tarefa pontuada, como no estímulo que fará com que os educandos aprofundem no tema proposto, a fim de aprenderem eficazmente de forma automática, evitando a necessidade de decorar como era na prática anteriormente tradicional.
No fim de cada atividade eles estarão aptos a debaterem, questionarem uns aos outros e ao próprio professor, além de dominarem todo o conteúdo no campo do saber racionalmente.
A avaliação não deverá ser feita somente no final do bimestre ou semestre de forma cumulativa por dois itens a serem observados: o primeiro pela prática cumulativa de matérias somadas, onde o educando fica perdido quanto ao que estudar e desanimando ou até podendo desistir da prática da realização dos exercícios ou atividades propostas; a segunda é que para que os alunos se estimulem há uma necessidade de avalia-los sempre de modo que os mesmos aprendam a raciocinar habitualmente e cresçam gradualmente.
Para organizar melhor, embora existam vários meios de transmitir os conteúdos curriculares para os alunos, a lousa é uma ferramenta “importante e indispensável por ficar visível o tempo todo” na sala de aula”(MALYSZ,2007) q. Nela o professor pode dividir e expressar seu recado aos alunos através de palavras, desenhos, mapas mentais e cronogramas com toda a programação de forma organizada.
Para ser diferente e eficaz as formas de avaliar o aluno, o professor não deve utilizar somente a prática de livros somente pela necessidade de complementação deles. Deve também utilizar alguns recursos como: vídeos curtos e filmes com programação que não seja muito comprida, uso de jornais e revistas com exercícios de caça palavras, leitura em voz alta, feita pelos alunos, onde cada um lê um parágrafo com comentários e explicaçõe do texto pelo professor. Slides e recursos de informática, pesquisas guiadas e sugeridas via internet, onde todos são avaliativos.
...