PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
Trabalho Universitário: PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vlavia • 25/3/2014 • 5.582 Palavras (23 Páginas) • 3.897 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL III
SOUSA
2013 – PB
VLÁVIA CATHARINE MOREIRA VIEIRA LEANDRO
PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
Plano de Estagio Curricular Obrigatório III, apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requesito para obtençãodenotana disciplina:ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURRICULAR II.
.
Sousa
2013
ANEXO I
1 – IDENTIFICAÇAO
a) DADOS DO ESTAGIÁRIO
Nome: Vlávia Catharine Moreira Vieira Leandro
Curso: Bacharelado em Serviço Social Período: 2013. (7° período)
Matrícula: ead00508267
Endereço: João Moreira, nº 94
E-mail: catharinevieira@hotmail.com
b) INSTITUIÇAO
Nome: Hospital Regional “DEPUTADO MANOEL GONÇALVES DE ABRANTES”
c) PROJETO
Tema: “A HUMANIZAÇAO NO AMBITO HOSPITALAR”
d) DADOS DO SUPERVISOR DE CAMPO
Nome: Ana Cristina Batista
Formação Profissional: Assistente Social
Titulação: Graduada em Serviço Social
Nº do CRESS: 3722-PB
Cargo que ocupa: Assistente Social
DADOS DO ORIENTADOR ACADEMICO DE ESTÁGIO
Nome: Marinalva Bezerra da Silva
Formação Profissional: Assistente Social
Titulação: Graduada em Serviço Social
N° no CRESS: 3700/PB
Cargo que ocupa: Tutora de Sala
E-mail: maribes@bol.com.br
e) PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Data: 03/08/13 á 05/10/2013.
f) DIAS E HORÁRIOS DE ESTAGIO.
Quartas 18:00 as 22:59 hs.
Sábados e Domingos de 06:00 ás 12:00 hs.
g) DIAS E HORÁRIOS RESERVADOS PARA A SUPERVISÃO DE CAMPO.
Todas as Sextas-feiras de 18:00 ás 20:00 hs.
2. JUSTIFICATIVA
Ao inicio e o aproveitamento do estágio curricular obrigatório III, onde na oportunidade aprimorarei os meus conhecimentos teóricos práticos no trabalho de execução do projeto, com a assistência aos familiares dos internos como também a eles próprios. Que a princípio foi analisado as demandas a serem trabalhadas, visto que o trabalho foi desenvolvido com atividades socioeducativos assim possibilitando aos familiares à interação do projeto. O projeto foi assim desenvolvido em buscar a melhoria do “acolhimento ao chegar num hospital”.
Humanizar a assistência é uma preocupação constante do Serviço Social. Para tanto tem sido buscada a melhoria das práticas de cuidado, adotando novos modelos assistenciais, onde a equipe multidisciplinar que atende as pessoas, não se preocupe apenas com a doença, mas com o ser humano como um todo.
Para essa mudança de prática é necessário conhecer a percepção dos profissionais da área de saúde sobre humanização no atendimento hospitalar, entendendo e identificando o que eles sabem sobre o assunto, será possível elaborar uma proposta de atendimento humanizado, onde as dúvidas sobre esse assunto possam ser esclarecidas. Neste sentido, este estudo objetiva oferecer subsídios para a compreensão da importância do atendimento humanizado pela enfermagem, bem como servirá como fonte de aprimoramento de conhecimentos sobre cuidado humanizado em saúde.
A necessidade de se falar de humanização no atendimento em saúde surge quando se constata que a evolução científica e técnica dos serviços de saúde não têm sido acompanhadas por um avanço correspondente na qualidade do contato humano.
Na minha percepção o conhecimento, por parte da equipe do serviço social, da importância deste atendimento humanizado e os benefícios que serão alcançados com essas práticas será fator estimulante para as práticas humanizadas, conforme a política de humanização preconizada pelo Ministério de Saúde, e que, ainda não está plenamente implantada em muitas instituições hospitalares por falta de conhecimento e incentivo efetivo e continuado aos trabalhadores.
Em muitos ambientes hospitalares, o diagnóstico e os procedimentos de tratamento, assim como a autoridade do médico e de alguns profissionais da área dispensam qualquer iniciativa para melhorar o contato interpessoal, o conforto e qualidade de vida do paciente. A necessidade de se falar de humanização no atendimento em saúde surge quando se constata que a evolução científica e técnica dos serviços de saúde não têm sido acompanhadas por um avanço correspondente na qualidade do contato humano.
A necessidade de humanização e o estreitamento da relação entre o ‘cuidador’
...