A TECNOLOGIA DENTRO DA SALA DE AULA
Por: 198236 • 31/5/2018 • Trabalho acadêmico • 802 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
ESCOLA PÚBLICA APOSTA NA TECNOLOGIA DENTRO DA SALA DE AULA
bandeira Edinho abreu RU_1735509
PAP – Itaituba
Data _10/09/2017
[pic 1]
Fonte: www.livrosepessoas.com
Escola Estadual Anaídes, localizada em São Bento do Tocantins, no interior do Estado - TO desenvolveu para facilitar o aprendizado de seus alunos através da tecnologia. A escola mostra que é possível tornar as aulas mais atraentes e inovadoras com auxilio do aparelho celular e aplicativos na prática pedagógica. Proporcionando novos caminhos para a educação e ensino dos alunos. O projeto que teve inicio no mês de agosto de 2017 tem a total aprovação dos alunos e professores local. A escola fez do inimigo em potencial um aliado daqueles, enquanto para muitas instituições o aparelho é visto como um problema dentro da sala de aula, para a escola Anaídes é uma ferramenta de muita importância na aprendizagem, pois ver que a tecnologia além de facilitar o aprendizado, ela ainda estimula a busca por novas informações e conhecimentos.
Imagine uma sala de aula o que lhe vem a cabeça__ Alunos sentados fazendo anotações em seus cadernos, enquanto um professor a frente de todos, ensina a lição no quadro negro? Esta cena retrata bem a escola como a conhecemos há varias décadas, porem trata-se de uma realidade que está mudando. E mudando a passos largos. Com os recentes avanços tecnológicos é cada vez maior o número de instituições de ensino que adotam a cultura digital e inovam na forma de ensinar. É o caso da Escola Anaídes que através dos aplicativos WhatsApp e Google classroom (Google sala de aula), a escola mostra que a tecnologia, auxilia na melhoria do desempenho dos alunos, aumentando a integração e o dialogo entre alunos e professores: ampliando a sala de aula para fora do horário e do ambiente escolar, melhorando inclusive, a produtividade na lição de casa. “Somente o quadro negro e o giz já não são suficientes para suprir a necessidade de informação dinâmica exigida pela era digital”, defende a professora Mara.
A escola Anaídes resolveu usar essa ferramenta para estimular seus alunos a terem novas experiências através da cultura digital. Os cerca de 90 alunos do 7º 8º e 9º ano do ensino fundamental utilizam somente os aplicativos na aula. O Google sala de aula é um serviço gratuito para as instituições escolares, aonde os professores e alunos se conectam facilmente, dentro e fora das escolas. O aplicativo economiza tempo e papel além de facilitar a criação de turmas distribuição de tarefas, comunicação e organização. O fluxo de tarefas simples e digital, sem usar papel, permitem que os professores criem, revisem e atribui notas as tarefas rapidamente em um único lugar. Melhora a comunicação permitindo que os professores enviem avisos e inicie debates com a turma instantaneamente. Os alunos podem compartilhar recursos com os colegas e responder no mural da turma.
A escola também utiliza um dos aplicativos de troca de mensagens instantânea do momento, o whatsApp, deixando de ser um problema dentro da sala de aula para se tornar uma nova ferramenta pedagógica. Pelo menos para a escola Anaídes, que resolveu utilizar o aplicativo para estimular seus alunos sobre a importância da cultura digital na aprendizagem, aproveitando o fluxo de pesquisa online dentro da própria escola. A escolha do aplicativo como ferramenta da aula foi a partir do gosto dos alunos. Então foi aliado o gosto dos alunos a pratica do ensino. Através de grupos de discursões, semanalmente os professores enviam sugestões de temas para discursão. Com assuntos extremamente atuais, o que não falta é entusiasmo aos alunos para emitirem seus pontos de vista. Esta nova proposta de ensino propõe que o aluno antes da aula estude sobre o tema especifico, vindo desta maneira com questionamento mais preparado para as discursões na sala de aula. O aparelho celular também oferece outros recursos a ser usado em sala de aula como câmeras, acesso a internet e gravadores de voz, que podem ser aplicados em trabalhos que envolvam a discussão e análise crítica de temas da atualidade, por meio de reportagens jornalísticas veiculadas na mídia imprensa e televisiva.
...