A Topografia
Por: Beatriz Sérvio • 18/9/2018 • Artigo • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 230 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas [pic 1]
Campus Poços de Caldas
Departamento de Engenharia Civil
Disciplina de Topografia
Data para entrega do mapa: 24/08/2018
Enviar o mapa em formato PDF para o e-mail: profmaiuly@gmail.com
Assunto do e-mail: “Relatório 1 – Topografia – Nome do aluno”
Objetivo da Aula Prática 02: Elaboração de mapa de localização do município de Poços de Caldas utilizando o QGIS.
Introdução: Fazer download do software QGIS (que é de graça) via o site https://www.qgis.org/pt_BR/site/forusers/download.html ou utilizar um dos computadores do Laboratório 02 (localizado no Prédio 01) que possuí o QGIS instalado. Obs.: No site baixar um dos softwares demonstrados na Figura 01 (qual deles baixar depende da configuração do computador de cada um).
[pic 2]
Figura 01 - Software do QGIS disponível para download.
Criação do mapa de localização:
- Obtenção dos arquivos para elaboração do mapa:
- Criar uma pasta para organização dos dados: “projeto_1”.
- Salvar dentro da pasta os arquivos vetoriais disponibilizados pelo IBGE.
No site abaixo fazer download dos shapefiles do estado: “mg_unidades_da_federacao” e “mg_municipios”.
ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do_territorio/malhas_territoriais/malhas_municipais/municipio_2015/UFs/MG/
- Descompactar as pastas vindas do IBGE, deixando os shapefiles soltos na pasta “projeto_1” (Obs.: Cada shapefile é composto por 5 arquivos auxiliares, deixar todos juntos na mesma pasta).
- Salvar dentro desta mesma pasta os arquivos vetoriais disponibilizados via e-mail (dia 17/08/18): sede_pocos, rios_pocos e rodovias_pocos (Obs.: Cada shapefile é composto por 5 arquivos auxiliares, deixar todos juntos na mesma pasta).
- Adicionar as camadas de vetores:
- No menu Iniciar do computador encontrar a pasta do software QGIS: Abrir opção: [pic 3]
- No QGIS > Clique em Camada > Adicionar Camadas > Adicionar Camada Vetorial (Obs.: selecionar para abrir os arquivos dos shapefiles em formato “.shx” ou “.shp”)
- Abrir o arquivo referente ao município (municípios de MG “31MUE250GC_SIR” e sede_pocos). Abrir o arquivo referente a unidade da federação (limite do estado de MG “31UFE250GC_SIR”).
- Abrir o arquivo referente a drenagem (rios_pocos).
- Abrir o arquivo referente as rodovias (rodovias_pocos).
- Definir sistema de referência do projeto:
- Clique em Projeto > Propriedades do Projeto > Aba SRC
- Salvar os arquivos com SRC - Sistema de referência de coordenadas em SIRGAS 2000 / UTM ZONE 23S (Obs.: Esta opção está localizada ao final da barra de opções conforme mostra a Figura 02).
[pic 4]
Figura 02 – Localização do Datum que deverá ser selecionado para o projeto.
- Renomear shapefiles:
- Clicar com o botão direito no shape de interesse > Renomear
- Renomear o shape “31MUE250GC_SIR” para MG.
- Renomear o shape “31MUE250GC_SIR” para Municípios.
- Extrair um polígono de um shapefile:
- Clicar com o botão direito no shape de interesse > Abrir Tabela de Atributos
- Abrir a tabela de atributos do shape de municípios.
- Clicar em “Alterar Modo de Edição” ([pic 5]).
- Corrigir o nome de um polígono: dentro da tabela de atributos localizar o objeto N° 603. Renomear de [pic 6] para “Poços de Caldas”. Dar duplo clique para habilitar escrita e um clique fora da célula para finalizar.
- Clicar novamente em “Alterar Modo de Edição” ([pic 7]) e salvar as mudanças na camada.
- Seleção de um polígono: Na Tabela de Atributos clicar sobre o número de objeto (coluna mais à esquerda) referente as células “Poços de Caldas”.
- Para extrair o município de Poços de Caldas: Clicar com o botão direito no shape de Municípios > Salvar como... > Na aba codificação selecionar a opção “Salvar somente as feições selecionadas” e dar um nome ao novo shapefile “Poços de Caldas”.
- Adicionar rótulo aos shapefiles: Clicar com o botão direito no shape de interesse > Abrir Tabela de Atributos > Verificar em qual coluna estão localizadas as informações que constarão no rótulo > Fechar janela e clicar novamente com o botão direito no shape de interesse > Propriedades > Aba Rótulos > Habilitar o campo “Rotular esta camada com” > Selecionar a coluna com a informação desejada.
- Salvar o projeto elaborado: Projeto > Salvar > Dar nome pro projeto (que terá formato .qgs).
- Layout (Modo de impressão):
- Clique em Projeto > Novo compositor de impressão e adicionar título do compositor “Mapa de Poços de Caldas”. Obs.: Para abrir um layout já criado: Projeto > Gerenciador do Compositor > Seleciona o nome do layout criado previamente > Mostrar.
- Liberar a visualização do model no layout: Adicionar novo mapa ([pic 8]).
- Mover objetos: Selecionar/mover item ([pic 9]) > Ajustar o formato da moldura.
- Mover objetos: Mover item do conteúdo ([pic 10]) > Permite mover o conteúdo do seu mapa dentro da moldura.
- Padrões para elaborar um mapa de localização: adicionar um layout para o mapa principal de Poços de Caldas e outro layout para o mapa secundário de Minas Gerais (de tamanho menor, localizado ao lado direito do papel). Observar a Figura 03 com o modelo de mapa de localização.
[pic 11]
Figura 03 – Modelo de Mapa de Localização que deverá ser seguido.
- Adicionar moldura ao layout: Propriedades do item > Seção Moldura > Selecionar a opção “Moldura” para os dois mapas.
- Especificar o conteúdo visível no layout: deixar no model aparecendo apenas os layers de interesse > Atualizar visão ([pic 12]) > Propriedade do item > Seção Propriedades Principais > Definir escala (que melhor representa o conteúdo do mapa) e selecionar as opções: “Desenhar itens da tela do mapa”, “Travar camadas para o item do mapa” e “Bloquear os estilos da camada para o item de mapa”.
- Inserir a legenda: Esboço > Adicionar Legenda (Obs.: A disposição da legenda ficará igual ao nome dos layers no model).
- Para editar a legenda: Propriedades do item > Seção Itens da Legenda > Desmarcar a opção Atualização automática.
- Inserir coordenadas no layout: Selecionar a moldura com o mapa de Poços de Caldas > Propriedades do item > Seção Grades > Selecionar a opção “[pic 13]” > Com os campos liberados indicar as grades de coordenadas conforme o exemplo: Intervalo X= 10000 e Y = 10000; Afastamento: X= 0 e Y =0.
- Inserir seta de orientação (norte): Adicionar Imagem ([pic 14]) > Clicar em qualquer local da tela > Propriedades do item criado > Seção Buscar Pastas > Selecionar o símbolo de Norte ([pic 15]).
- Inserir escala: Selecionar a moldura com o mapa de Poços de Caldas > Esboço > Adicionar Barra de Escala > Propriedades do item criado > Unidade: Km > Unidades do mapa por unidade da barra: 1000 > Segmentos: Esquerda = 0; Direita = 2; Tamanho: 500 unidades (Obs.: no mapa as unidades equivalem a metros); e Altura = 3 mm.
- Inserir o título e outras informações: Adicionar novo rótulo ([pic 16]) > Nas propriedades do item criado > Na Seção Propriedades Principais > Descrever o texto.
- Exporte o seu mapa como Imagem ou PDF: Clique em Compositor > Exportar como PDF ou Exportar como imagem.
- Salvar o compositor elaborado: Compositor > Salvar Projeto > Dar um nome ao compositor.
...