ALTERAÇÕES AMBIENTAIS
Seminário: ALTERAÇÕES AMBIENTAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrycaula • 28/4/2014 • Seminário • 495 Palavras (2 Páginas) • 265 Visualizações
Trabalho de Geografia
Orientador :Adamo Figueiredo
MUDANÇAS AMBIENTAIS
As mudanças ambientais e suas implicações sociais e economicas
As mudanças ocorridas no clima, em decorrência da ação predatória do homem, foram o mais importante dos temas que o Congresso Nacional tratou neste ano. O assunto diz respeito à vida presente e será determinante para a sobrevivência das próximas gerações.
Embora seja tema reavivado pelos últimos relatórios das Nações Unidas, remonta à década de 1980 a intensificação dos estudos e discussões acerca das mudanças climáticas. De lá para cá, a preocupação mundial tem aumentado de maneira consistente, fenômeno que alçou a questão a posição de destaque na agenda global para o século 21. O mundo percebeu que o planeta está mudando e que é preciso agir em duas frentes: mitigar os efeitos da mudança e se adaptar a eles da melhor maneira possível. .
Para bem entender o aquecimento global e definir medidas adequadas de mitigação e adaptação, foi estabelecida, sob a égide da qual nasceu o Protocolo de Kyoto, a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudancas climaicas,Devido a demanda crescente de bens de consumo industrializados pelo homem moderno, há por esse tipode combustíveis tem deteriorado severamente o meio ambiente.,O dióxido de carbono é obtido através da queima de combustíveis fósseis e provoca o "efeitoestufa" de gases emitidos na atmosfera, por meio do qual a radiação solar fica presa no solo,esquentando o globo terrestre e alterando o clima. Com o crescimento urbano-industrial há perda decobertura vegetal, aumentando o acúmulo de CO2 na atmosfera.
A busca constante do desenvolvimento está comprometendo os fatores naturais e o ecossistema da Terra; a necessidade de utilização de seus recursos naturais para o crescimento tem gerado uma grande problemática: a exilação do meio ambiente. A capacidade do meio ambiente está comprometida, os recursos naturais estão cada vez mais escassos e a natureza não mais está absorvendo a poluição, a degradação da água, do solo e do ar. A vida depende dos recursos ofertados pelo planeta, como a água, ar, terra, minerais, plantas e animais. O desenvolvimento sustentável veio como uma solução para amenizar estes problemas, pois ele visa ao equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente como um pilar que sustenta o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico e a preservação ambiental. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida humana.
A Produção mais Limpa é um modelo de gestão ambiental, uma nova forma de otimizar a produção e foi desenvolvido para ser um instrumento de estímulo aos conceitos e objetivos do desenvolvimento sustentável. Essa técnica incorpora mudanças no processo produtivo da empresa, por meio de medidas que priorizam o uso de matérias-primas de fontes renováveis, com utilização consciente, para gerar o mínimo de resíduos e emissões que causem danos ao meio ambiente.
As empresas precisam criar uma estrutura para o seu crescimento e expansão sem comprometer o meio ambiente.
...