ATIVIDADE 5: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO PALEOGEOGRÁFICA DO ATLÂNTICO SUL
Por: mateusmonici • 28/7/2021 • Relatório de pesquisa • 257 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
ATIVIDADE 5: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO PALEOGEOGRÁFICA DO ATLÂNTICO SUL
A) Quais são os intervalos geocronológicos relacionados ao início e ao final do estágio golfo?
A evolução do estágio golfo tem como início da divisão no período Cretáceo, todavia para contextualizar os eventos deve-se começar antes. Desse modo, no fim do período Triássico, no qual havia ainda a Pangeia, ocorreu uma perda da instabilidade devido ao evento magmático CAMP (Central Atlantic Magmatic Province), no qual ocorreu soerguimento em algumas áreas como Pará, Roraima e Maranhão devido aos acontecimentos magmáticos. No período Jurássico ocorreu a formação de riftes que no futuro surgirá o Oceano Atlântico Central.
Ademais, já no período Cretáceo, no Barremiano, ocorreu outra sucessão de rifteamento por vulcanismo que reativou as estruturas da Foz do Amazonas e da deposição na Formação Cassiporé, junto com o soerguimento da Bacia do Parnaíba. No Albiano, aconteceu um dos estágios mais importantes na formação do Gondwana, que foi o surgimento das bacias do Pará-Maranhão e Barreirinhas e, na mesma idade, a última expressão de fragmentação e separação dos continentes Sul-Americano e Africano. Assim, no final do Albiano ocorreu a ligação dos oceanos Atlântico Equatorial e Central.
Assim, no limite do Mesozoico e Cenozoico teve com o início da deriva continental e falhas transcorrentes, sendo que no Oligoceno o oceano Atlântico já estava parecido com os tempos atuais.
B) Ainda com relação ao estágio golfo, em qual intervalo geocronológico teve início a influência do mar de Tethys na margem equatorial do Brasil?
O início da influência do mar de Tethys nas margens equatoriais brasileiras ocorreu no Cretáceo Superior.
...