TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Africa

Tese: Africa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Tese  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

África (política, economia e aspectos geográficos) - dicas e questões comentadas de vestibular

Continente mais extenso da zona intertropical, apresenta quadro natural heterogêneo e é povoado por diversas culturas e etnias. Muito explorada pelas potências europeias na época colonial, hoje é marcada por guerras civis, instabilidade política e econômica.

ASPECTOS FÍSICO-NATURAIS

Relevo: predominam os planaltos antigos e desgastados, quase sempre com altitude inferior a mil metros. Quando o escudo cristalino aflora, ocorrem grandes jazidas de diversos minerais, como ferro, cobalto e magnésio. Planícies aparecem em áreas litorâneas e adentram o continente apenas onde correm alguns grandes rios, como o rio Senegal e o Gâmbia. Uma grande falha geológica no leste da África a separou da Península Arábica, originou o Mar Vermelho e rebaixou o relevo da região – que acumulou água e formou o Planalto dos Grandes Lagos.

Vegetação e clima: a partir do centro do continente, variam na mesma ordem (do úmido para o seco), abaixo e acima da linha do Equador. Partindo-se das florestas equatoriais do Congo e do clima equatorial úmido (no centro), passa-se às savanas e ao clima tropical e, depois, às estepes e aos climas semiáridos. Por fim, chega-se aos desertos e, nos extremos norte e sul do continente, à vegetação mediterrânea.

ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E HUMANOS

A maioria das nações vive em guerra civil, instabilidade política intensa e seca prolongada. Isso gera economias pobres e fragmentadas, incapazes de gerar riquezas para as populações. Caracterizam a África elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e baixa expectativa de vida – agravada pela prevalência da AIDS em até 10% dos habitantes de alguns Estados.

Política: durante a colonização, tribos historicamente rivais foram obrigadas a viver num mesmo país, após a partilha do continente pelas potências europeias. Depois da Segunda Guerra Mundial, ocorrem as lutas pela independência e as tribos passam a disputar o poder entre si. Essa concorrência perdura em diversos países, onde grupos se alternam no poder através de guerras e massacres sangrentos entre etnias diferentes, como os de Darfur e Ruanda.

Economia: mesmo com grandes reservas minerais, a África encontra obstáculos para gerar riquezas. Justamente por serem exportadores apenas de gêneros alimentícios e minerais, os países africanos são vulneráveis à variação internacional de preços (em momentos de preços baixos, falta dinheiro e há endividamento e crise financeira no continente). Os recursos minerais africanos (como petróleo e diamantes) são dominados por poucos, que comumente os usam para financiar guerras civis e não para o desenvolvimento socioeconômico.

- Em 2009, a pirataria reapareceu no Chifre da África (onde está a Somália). Muitos navios cargueiros foram sequestrados, originando pedidos milionários de resgate. Com a completa falência do governo somali, os clãs locais se viram livres para tomar as atitudes que bem entendessem. Assim, em uma típica região deflagrada africana (devastada pela guerra, sem indústrias e carente de infraestrutura agrícola), a alternativa lucrativa encontrada foi a pirataria.

Munidos de lanchas velozes, fuzis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com