Análise Geográfica para o Planejamento e Cidadania de Praia dos Recifes, Vila Velha, Litoral Sul, Espírito Santo
Por: Patrick Palassi • 21/7/2016 • Trabalho acadêmico • 6.508 Palavras (27 Páginas) • 501 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CCHN – CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
CURSO DE BACHARELATO EM GEOGRAFIA
Análise Geográfica para o Planejamento e Cidadania de Praia dos Recifes, Vila Velha, Litoral Sul, Espírito Santo
Pesquisadores: PALASSI, Patrick da Silva. palassip@yahoo.com.br
GOLÇALVES, Cyntia
MINCHIO, João Paulo
CAUS, Fernando
VITÓRIA 2007
1.0 Considerações inicias
A constituição e a organização espacial da Região da Grande Terra Vermelha, assim como os problemas advindos das formas de uso e ocupação da área analisada nesta pesquisa, possuem geograficamente, fortes vínculos com a dinâmica do desenvolvimento econômico do município de Vila Velha.
Tal dinâmica através dos tempos vai refletir direta e indiretamente na questão da atual disponibilidade e parcelamento do solo urbano, principalmente no que tange a organização territorial nas áreas consideradas mais nobres ou de povoamento mais antigos/tradicional em detrimento das ocupações mais recentes, exceto as localizadas nas faixas mais próximas ao mar, devido a influencia do processo e especulação imobiliária ligada aos grandes empreendimentos de moradia e lazer voltados praticamente para as classes média-alta e alta.
Assim, quando se propõem pensar a questão do Planejamento Territorial do espaço e a questão da conquista a real cidadania tendo como viés teórico e metodológico a Geografia, devemos ter a consciência de que existem fortes relações entre a dinâmica espacial e territorial do município que reflete de certa maneira em conjunções e sobreposições de inúmeras e sucessivas formas de uso e ocupação do solo através da história local, regional e nacional. Tais metamorfoses espaciais se deram e ainda se dão de forma intensiva e extensiva variando de local para local, porém, sempre induzida e/ou patrocinada por diversos atores ligados principalmente a interesses econômicos e políticos.
2.0 localização da área de estudo
A área de estudo se encontra localizada na fachada litoral sul do município de Vila Velha do Estado do Espírito Santo/Brasil, mais especificamente entre as coordenadas geográficas pertencente ao quadrante formado pelos valores de longitudes 40º 19’ 45” ; 40º 19’’ 57 W e latitude 20º 26’ 26” ; 20º 26’ 58” S.
Figura I
Mapa de Localização da Área de Estudo
[pic 1]
Fonte: Caus, abril/2007.
O bairro da Praia dos Recifes limitado a Oeste pela rodovia Estadual ES 060 (Rodovia do Sol) e a Leste pelo Oceano Atlântico, faz parte do que se refere à Região da Grande Terra Vermelha, que se encontra, de certa forma, distante espacialmente da mancha urbana de Vila Velha, tendo como a principal via de acesso a rodovia citada.
3.0 Apresentação da problemática
É marcante como problemáticas a serem observadas e analisadas na área de estudo quatro pontos fundamentais saber:
1) Hidrodinâmica local da costa intensa;
2) Ocupação que não leva em consideração as hidrodinâmica costeiras;
3) Intervenções pretéritas e atuais que contribuem para intensificação das atividades erosivas (inundações de quiosques e casas);
4) Intenção da prefeitura em fazer projeto de urbanização da orla;
Observou-se por meio de excursões a campo em dias alternados, associado ao levantamento bibliográfico técnico-científico feito sobre a área em questão, que a Praia dos Recifes possui hidrodinâmica intensa em relação á mobilização de feições de face de praia, principalmente nos perídios de entrada de frentes frias associadas a marés de Sizígia.
Tal dinâmica está intimamente associada ao grande potencial de mobilização dos sedimentos e modificação da granulometria da face praial em eventos episódicos durante o ano principalmente nos meses de inverno. Assim, a ocupação da área de dunas bem como a zona de espraiamento é de certa monta gravíssimo em relação aos possíveis danos matérias e ambientais que podem ocorrem.
Contanto, observa-se que ocupação da fixa mais próxima ao mar não obedece ou despreza de maneira clara as limitações e sua hidrodinâmica natural.
As intervenções pretéritas (aproximadamente 20 anos antes do presente) somadas as de hoje, ocupação do taboal, restinga, e das bernas de tempestade, constitui-se num problema complexo a ser resolvido, visto os prejuízos ambientais e sócio-econômicos já existentes e os que podem advir da manutenção de tal situação.
Somando-se a este quadro complexo e dinâmico inerente ao meio físico-natural e humano, consta a intenção da Prefeitura Municipal de Vila Velha em implantar um projeto de urbanização da orla, onde a Praia dos Recifes seria “beneficiada”. A questão é saber se tal urbanização vai ou não agravar ainda mais os problemas já verificados no local, ou talvez, se há a possibilidade de se mitigar os mesmos.
4.0 Metodologias aplicadas
Torna-se tarefa complexa elaborar um trabalho de compreensão dos agentes atuantes no relevo em escala de detalhe utilizando-se para tal os produtos cartográficos elaborados pelo projeto Radam-Brasil (IBGE, 1981), visto que estes se apresentam projetados ao milionésimo (1: 1.000.000) devido a sua concepção teórica e metodológica voltada ao levantamento dos recursos naturais e planejamento do território a nível nacional.
Sendo assim, tais produtos foram utilizados como alicerce das análises e indagações iniciais, entretanto mostrando-se pouco satisfatória em relação ao recorte espacial analisado (Praia dos Recifes).
...