Analise de Livro didático: Geografia Pesquisa e Ação
Por: Daiane Froner Althaus • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 723 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
Universidade Unioeste do Oeste do Paraná – UNIOESTE[pic 1]
Campus de Francisco Beltrão
Curso de Geografia licenciatura
Analise de Livro didático:
Geografia pesquisa e ação
Acadêmicas: Daiane Froner, Micheli Zache
Francisco Beltrão, 21 de novembro de 2012 - PR
Introdução
Considerado por uns como o único instrumento para a aprendizagem na sala de aula e por outros como uma ferramenta auxiliar e até mesmo indispensável no processo de ensino, o livro didático é um dos recursos mais utilizados pelos professores em sala de aula para a construção do conhecimento. Segundo Shaffer (1999 p.133), “o uso do livro didático está associado a uma função social e pedagógica relevante: a construção do conhecimento através do trabalho com o texto impresso, o que permite a ampliação deste universo de conhecimento”.
É inegável a importância desse recurso como suporte nas aulas, mas cabe salientar que este não deve ser usado como única fonte de informação, é necessário e até mesmo interessante que os professores possam buscar outros recursos e materiais didáticos para subsidiar a produção do conhecimento, pois, “a qualidade do processo de ensino depende muito mais do desempenho do professor do que da qualidade do livro didático”(ibidem, p.142)
Analise do Livro didático
Título: Geografia pesquisa e ação
Série destinada: Ensino Médio (volume único)
Capítulo 06: Dinâmica da Terra
O capítulo 06 é todo destinado para a climatologia e tem como título: Dinâmica climática da Terra.
É constituído por 12 imagens, 6 mapas e 6 gráficos(com atividades). Percebe-se uma boa correlação entre os elementos e fatores.
O texto abordado é de forma clara e objetiva, de fácil entendimento do professor e o aluno.
Pode-se considerar um bom capítulo, no qual, utilizaríamos de material de apoio e argumentaríamos com outras fontes (livros, multimídia). Instigaríamos os mesmos a pensar com este conteúdo se aplica na vida.
Os exercícios:
Alguns seriam retirados do livro (ex: questão 02, 05 e 08) e outras formuladas de forma mais dinâmica.
Capítulo 08(As bases físicas do Brasil).
A partir das páginas 73 e74 aborda-se o clima do Brasil e sua classificação climática, poderia ser um pouco mais abrangente em sua explicação contendo mais mapas, pois apresenta apenas 02 mapas. O que significa que apenas o livro didático não seria suficiente, portanto teríamos que ir a busca de novos mapas e um material cientifico.
Os Exercícios:
Por não possuir atividades suficientes, deveriam ser elaboradas pelo professor (que formularíamos em forma ilustrativa e dissertativa).
Capítulo 23(geografia dos recursos ambientais).
A climatologia emerge nas páginas 234 à 241 com os recursos naturais: renováveis e não renováveis.
Apresenta-se de forma ampla de fácil compreensão, e dispõem 6 imagens e 3 mapas, o texto tem palavras difíceis mas com o auxilio das imagens e mapas fica mais fácil o entendimento do aluno.
...