Análise livro didático História da América I
Por: Leonardo FJ • 21/1/2017 • Ensaio • 344 Palavras (2 Páginas) • 720 Visualizações
UFF
Leonardo Fernandes
ANÁLISE LIVRO DIDÁTICO-HISTÓRIA DA AMÉRICA I
O processo de conquista da América apresentado no livro (capítulo 18) focou-se, mesmo que muito superficialmente, na superioridade bélica dos espanhóis (domínio da pólvora, uso de cavalos, por exemplo) na suposta ‘’loucura’’ e ingenuidade política de Montezuma ao receber Cortez no coração do Império Asteca e no fator ‘’psicológico’’ que os invasores hispânicos causaram aos nativos. Esse tópico em questão mostrou-se superficial, pois desconsiderou certos vetores extremamente importantes e valorizou demais alguns, a exemplo de tratar a diplomacia do Huey tlatoani com os invasores e o contexto que eles representariam na cosmologia mexica. Montezuma soube utilizar as redes de comunicação imperiais para saber com quem estava lidando e recebeu de forma diplomática os invasores. E em outro caso de super valorização as armas de fogo, as quais por mais que fossem letais e surpreendessem os nativos, estavam em uma pequena quantidade e, segundo alguns autores, frequentemente molhada sendo uma espada tendo mais valor que um arcabuz.
Dentre os pontos que o autor desfalcou, podemos destacar a falta de atenção para as disputas políticas internas dentro do Novo Mundo e como os espanhóis, com evidente inferioridade numérica, souberam se aproveitar do jogo político e promover suas manobras como no caso da rixa odiosa entre astecas e tlaxcaltecas, tendo estes se aliado (alianças estas muitas vezes problemáticas) as tropas de Cortez, e no caso Inca, a disputa pelo trono entre os irmãos Atahualpa e Huascar, sendo este conflito aproveitado por Francisco Pizarro. Segundamente, observa-se também que o isolamento geográfico dos nativos e as doenças tais como Gripe e Varíola, trazidas pelos invasores foram cruciais para a dizimação dos ameríndios, pois estes não tinham nenhum tipo de imunidade biológica devido ao seu isolamento geográfico.
Por fim, o texto mostrou-se muito corrido e peca em descartar motivos tão importantes para o entendimento do longo e sangrento processo dessa primeira fase da colonização na América.
Livro didático analisado:
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História - Das cavernas ao terceiro milênio: Da Proclamação da República aos dias atuais. São Paulo: Moderna, 2007, 3 edição.
...