Anderson Gouveia
Pesquisas Acadêmicas: Anderson Gouveia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andersondunna • 15/9/2013 • 250 Palavras (1 Páginas) • 447 Visualizações
Ceará: Período correspondente ao império:
Fonte: google imagens.
O império Brasileiro do ponto de vista político se divide comumente em três fazes: primeiro período que é o chamado de primeiro reinado, correspondendo ao que Dom Pedro I foi imperador, e foi até 1831; O segundo período é o da regência com o Padre Diogo Antônio Feijó ou regente Feijó período esse, que vai até 1840; o terceiro período é o chamado segundo reinado, o período em que o Brasil é governado por Dom Pedro II, esse período termina em 1889 com a proclamação da república.
O século XIX também foi marcado por alguns movimentos revolucionários e conflitos. Em 1817, alguns cearenses, liderados pela família Alencar, apoiaram a Revolução Pernambucana. O movimento, no entanto, ficou restrito ao Cariri e, especialmente, à cidade do Crato, e foi rapidamente sufocado. Em 1824, já após a independência, os mesmos ideais republicanos e liberais apareceram num movimento mais amplo e organizado: a Confederação do Equador. Aderindo aos revoltosos pernambucanos, várias cidades cearenses, como Crato, Icó e Quixeramobim, demonstraram sua insatisfação com o governo imperial. Após choques com o governo provisório controlado pelo Imperador Dom Pedro I, foi estabelecida a República do Ceará em 26 de agosto de 1824, tendo Tristão Alencar como presidente do Conselho que governaria a província. A forte repressão das forças imperiais, no entanto, derrotaram rapidamente o movimento rebelde devido a diversos motivos: a superioridade militar das tropas do governo imperial; a pouca participação popular; as principais lideranças terem sido presas ou mortas.
...