As Formas De Urbanização
Exames: As Formas De Urbanização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JosyFreitas • 8/5/2013 • 2.538 Palavras (11 Páginas) • 791 Visualizações
No Brasil, o processo de urbanização foi essencialmente concentrador: gerou cidades grandes e metrópoles.
Metrópoles: São cidades que possuem mais de 1 milhão de habitantes e polarizam uma determinada região. O Brasil possui atualmente 11 metrópoles:
São Paulo;
Rio de Janeiro;
Curitiba;
Goiânia;
Manaus;
Belém;
Fortaleza;
Salvador;
Porto Alegre;
Belo Horizonte;
Recife
Obs: Brasília não é considerada metrópole, pois ela conheceu um crescimento endógeno, e por isso não polariza regiões.
Megalópoles: é a união de duas metrópoles. O Brasil possui somente uma megalópole, localizada no Vale do Paraíba tendo a via Dutra ligando-na.
Redes Urbanas:
As principais redes urbanas estão na faixa litorânea, devido a:
Fatores econômicos
Fatores históricos
Fatores geográficos
Brasil: População urbana x População rural
O Sudeste é a região brasileira mais urbanizada, em função do seu desenvolvimento tanto no setor industrial, quanto no agropecuarista. O fato de essa região concentrar o maior parque fabril do país funciona como fator de atração de migrantes de diversas regiões para suas principais cidades. O desenvolvimento das atividades rurais, com intensa mecanização, é um fator de aceleração das migrações campo-cidade, no interior da própria região.
Tipos de Cidades
Centro regional é a cidade que "comanda" um certo número de outras cidades à sua volta. Como exemplo, temos as cidades de Itumbiara (GO), Ilhéus (BA) e Marabá (PA).
Capital regional é a cidade que "comanda" um pequeno grupo de centros regionais e suas áreas de influência. Como exemplo, temos as cidades de Blumenau (SC), Londrina (PR) e Uberaba (MG).
Metrópole regional é a cidade que comanda uma grande área, além dos seus limites estaduais, envolvendo diversas capitais regionais e suas áreas de influência. Há no país 11 cidades que têm essa categoria: Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO).
Metrópole nacional é a cidade que comanda toda a rede urbana do país, envolvendo esferas de influência de várias metrópoles regionais. No Brasil, há duas cidades com esse porte: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Conurbação: a intensa urbanização, especialmente em torno das metrópoles regionais, deu origem a um processo de junção das áreas efetivamente urbanizadas de municípios vizinhos, denominado conurbação. Tal junção faz surgir um grande número de novos problemas urbanos, que as administrações municipais das cidades envolvidas quase sempre não conseguem resolver; daí a formação das áreas metropolitanas.
Áreas ou regiões metropolitanas são áreas administrativas formadas por diversos municípios conurbados, que visam a promover o planejamento global e a integração de serviços comuns de todas as cidades no interior da conurbação.
Maiores Regiões Metropolitanas
Cidades conurbadas
População total
Grande São Paulo
38
17 091 863
Grande Rio de Janeiro
13
10 367 169
Grande Belo Horizonte
18
3 962 474
Grande Porto Alegre
22
3 342 177
Grande Recife
12
3 166 191
Grande Salvador
10
2 801 799
Grande Fortaleza
8
2 707 842
Grande Curitiba
14
2 571 119
Grande Belém
2
1 656 932
Êxodo Rural no Brasil
No Brasil, têm ocorrido com maior intensidade nas últimas décadas o deslocamento de pessoas do campo que vão para as cidades com a expectativa de uma vida melhor, isso é conhecido como êxodo rural.
Hoje, de cada grupo de quatro brasileiros, pelo menos três vivem nas áreas urbanas e apenas um no meio rural. Essas pessoas que resolvem ir para as cidades estão indo a quase sua totalidade em busca de emprego, mas a maior parte dessas pessoas acabam ficando num estado deplorável, já que muitas vezes passam tantas dificuldades, como fome, por exemplo.
A ilusão de uma vida melhor ou mais "moderna" na grande cidade, divulgado principalmente pela televisão, pode constituir um motivo para o êxodo rural.
O fator explicativo desse processo é que a economia brasileira vem conhecendo profundas modificações nestas últimas décadas. O desenvolvimento do capitalismo se acelerou no país, juntamente com a industrialização e a urbanização que sempre o acompanham.
Assim, o avanço do capitalismo normalmente produz a mecanização no campo, o que faz surgir o desemprego em grande quantidade dos trabalhadores, já que as máquinas fazem o trabalho de vários homens, levando o camponês ao empobrecimento surgindo a esperança dos camponeses a saírem em busca de empregos e moradias nas cidades.
Conclui-se então que a melhor solução para essas
...