As Origens e Pressupostos da Geografia
Por: Edinei Espanhol • 11/7/2019 • Trabalho acadêmico • 268 Palavras (2 Páginas) • 448 Visualizações
As Origens e Pressupostos da Geografia
Até o final do século XVIII a geografia não era conhecida como algo sistemático e padronizado. Pode -se dizer que o conhecimento geográfico se encontra disperso de acordo com algumas perspectivas distintas.
Tales e Anaximandro, privilegia a medição do espaço e a discussão da forma da Terra.
Heródoto, se preocupa com a descrição de lugares.
Hipócrates, trata da relação do homem e o meio.
Aristóteles, discute a concepção de lugares através da física sem articula -lá com a discussão homem-natureza.
Assim ate o final do século XVIII, não é possível falar de conhecimento geográfico como algo padronizado; designavam Geografia relatos de viagens, estudo das paisagens e curiosidades dos locais, lugares exóticos entre outros.
A sistematização do conhecimento geográfico só foi ocorrer no início do século XIX. O primeiro destes pressupostos dizia respeito ao conhecimento efetivo da extensão real do planeta. Era necessário que a Terra fosse toda conhecida para que fosse pensado de forma unitária o seu estudo.
Outro pressuposto da sistematização da Geografia era a existência de um repositório de informação sobre variados lugares da Terra. Outro pressuposto para o aparecimento de uma Geografia unitária, residia no aprimoramento das técnicas cartográficas, o instrumento por excelência do geógrafo.
Todas essas condições materiais para sistematização da Geografia são forjadas no processo de avanço e domínio das relações capitalistas. Ao início do século XIX, a malha dos pressupostos históricos da sistematização da Geografia já estava suficientemente tecida. Estas condições haviam se constituído no próprio processo de formação, avanço, e domínio das relações capitalistas.
O processo de transição do feudalismo para o capitalismo manifestou -se a nível continental na Europa. Porém não de forma homogênea.
...