TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As caracteristicas das bacias hidrografica

Por:   •  2/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  3.465 Visualizações

Página 1 de 5

As características topográficas, geológicas, geomorfológicas, pedológicas e térmicas,bem como o tipo de cobertura da bacia, desempenham papel essencial no seu comportamento hidrológico, sendo importante medir numericamente algumas dessas influencias.

As bacias hidrográficas são áreas definida topograficamente com declividade no sentido de determinada seção transversal de um curso de água medidas as áreas em projeção, e drenada por um curso d’água ou por um sistema conectado de cursos d’água, tal que toda a vazão efluente seja descarregada por uma simples saída.

Já as bacias hidrogeologicas é o conjunto de áreas com escoamento superficial ou subterrâneo que alimenta o deflúvio em determinada seção transversal do curso de água, medidas as áreas em projeção horizontal, podendo-se identificar-se eventualmente com a hidrográfica.

É individualizada pelos divisores de água e essa individualização se fazer sobre uma planta da região onde poderá conter sub-bacias secundarias fechadas onde as águas superficiais vão ter a sumidouros ou lagos, não ligados a rede hidrográfica principal. Suas limitações são realizadas por métodos de medição podendo ser menos extensas se o curso de água for alimentado por escoamentos subterrâneos provenientes de bacias vizinhas, podendo ser subdividida em sub-bacias e microbacias de menor dimensão.

As curvas características da topografia de uma bacia se dão em função da altitude onde seu calculo é feito por planimetria das plantas topográficas com curvas de nível em km² e em % da superfície total. Essas curvas são classificadas em:

Curvas hipsométrica: é a curva representativa das áreas de uma bacia situadas acima ou a baixo das curvas de nível, apresentando em ordenadas as superfícies que se acham acima das altitudes, marcadas em abcissas.Com altitude mediana.

Curva das frequências altimétricas: Obtida por meio de um histograma, apresentando as superfícies entre altitudes escalonadas. Com altitude mais frequente.

Curva de distribuição das declividades de uma bacia: Dá a distribuição das declividades de uma bacia, apresentam em abcissas as superfícies cujas declividades excede os valores marcados em ordenadas. Importante para o estudo das erosões.

O Perfil Longitudinal de um curso de água é representado marcando-se os comprimentos do leito em abcissas a altitude do fundo em coordenadas, tendo que distinguir a:

Linha d1, que representa a declividade média entre dois pontos dividindo a diferença total de elevação do leito pela extensão horizontal do curso de água entre os dois pontos.

Linha d2, que determina uma área entre esta e o eixo das abcissas igual a área compreendida entre a curva do perfil e o mesmo eixo.

Linha d3, que representa a linha de declividade equivalente constante do álveo. Representando o tempo de translação da água ao longo da extensão do perfil longitudinal.

Características pluviométricas

Essas características referem-se da maior capacidade das bacias em escoar/vazar maiores quantidades de água e consequentemente causarem cheias devido a maior Aproximação das partículas das mesmas (índice de compacidade) que não permite a captação das águas de chuva pelas bacias.Classificados em índice de conformação ( área de uma bacia/ comprimento axial); e índice de capacidade ( Perímetro da bacia/circunferência do circulo de área)

A densidade de drenagem é a relação entre o comprimento total dos cursos de água efêmeros, intermitentes e perenes de uma bacia hidrográfica e a área total da mesma bacia.

O estudo geológico dos terrenos das bacias tem por objetivo principal classifica-los enquanto á maior ou menor permeabilidade, que intervém na rapidez e no volume das enchentes e na parcela levada ás vazões de estiagens pelos lençóis subterrâneos.

A cobertura vegetal por sua vez, especialmente as florestas e os campos cultivados, soma sua influência a dos fatores geológicos para condicionar a rapidez do escoamento superficial, as taxas de evaporação e a capacidade de retenção.

Os dados disponíveis das características térmicas, raramente permitem avaliar o balanço térmico, pois geralmente se dispõe somente de medida efetuada sob um abrigo e em proximidade do solo, ou em postos metereológicos que quase sempre só dispõem apenas de um termômetro de máxima e um de mínima, raramente um termógrafo, na área da bacia.

A temperatura média diária é uma média convencional. A média verdadeira é definida através da ordenada média dos diagramas dos termógrafos e raramente apresentadas nos boletins meterológicos. As temperaturas médias mensais ou anuais são as medidas aritmétricas das temperaturas médias diárias no período de um mês ou de um ano.

A amplitude anual das variações de temperatura está em estreita relação com a latitude: mínima no equador e máxima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com