As consequências de El Niño
Artigo: As consequências de El Niño. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Glauco_ • 22/2/2015 • Artigo • 323 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
O El Niño, é um fenômeno natural, em que não há registros de quando ele começou a acontecer. Seus efeitos podem ser sentidos no mundo e, em alguns casos, causa secas severas e chuvas com proporções enormes, rendendo muitos prejuízos.
No entanto, é necessário esclarecer que o El Niño não é um efeito causado pelo aquecimento global, desmatamento, efeito estufa ou qualquer outra anomalia térmica causada pelo homem nos últimos anos. Se combinados, os El Niño e esses outros fenômenos podem realmente causar efeitos de maiores proporções, como tufões e alagamentos. Mas não existe ligação direta entre esses dois acontecimentos.
Com a exploração desordenada do homem sobre os recursos naturais, grandes mudanças no clima e grandes catástrofes ambientais estão acontecendo. Chuva ácida, inversão térmica e outras variações climáticas estão se tornando comuns. Veja algumas das mudanças que estamos vivendo e seus efeitos:
INVERSÃO TÉRMICA
É o fenômeno que ocorre principalmente nas grandes metrópoles, por ser o lugar onde a emissão de gases poluente é maior. Acontece quando uma massa de ar quente fica sobre a massa de ar frio, impedindo que a poluição desses lugares possa subir a atmosfera, formando uma “nuvem” de poluente sobre o local. Essa nuvem é prejudicial à saúde e tende a acontecer mais no inverno em que existem mais frentes frias. As nuvens poluentes das inversões térmicas podem causar pneumonia, irritação nos olhos, etc.
EFEITO ESTUFA
O efeito estufa não é nada novo e acontece desde a formação do planeta. Consiste no fato dos raios solares passarem pela atmosfera e aquecer o planeta. Esses mesmo raios solares são refletidos pela superfície do planeta, com menos força, sendo assim não conseguem atravessar novamente a atmosfera. Os raios voltam para a terra esquentado-a novamente. O efeito estufa é necessário pra ter vida no planeta, mas com o buraco na camada de ozônio permitindo a entrada de mais raios solares, e com os poluentes dificultando a saída destes raios, esse efeito tem aumentado a temperatura da terra.
...