Atividade de aprofundamento
Por: camilabolinha • 29/9/2015 • Resenha • 383 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
Na atualidade, as formas de despejo de resíduos estão sendo um dos problemas mais graves das cidades, por falta de lugares e espaços adequados para seu descarte, na maioria das vezes indivíduos eliminam esses resíduos em lugares inapropriados, prejudicando a saúde humana, o meio ambiente, que irá acarretar em contaminações, poluição, podendo ser até alvos de doenças patogênicas causadas por tais materiais descartados. E cada vez mais esta aumentando a quantidade de resíduos produzidos pelos humanos, onde ira gerar cada vez mais impactos a natureza. Alguns desses resíduos perigosos podemos citar os aterros de armazenamento, as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.
Os resíduos químicos alem de serem orgânicos ou inorgânicos, podem ser bioacumulativos.
A forma mais utilizada para que minimize esses prejuízos, é a forma de tratamento desses resíduos.
Os armazenamentos têm a função de evitar que os resíduos perigosos circulem no meio ambiente, mas nem sempre isto é possível, pois é preciso que o projeto, a construção e a manutenção não falhem.
No caso da disposição de resíduos na forma de injeção em poços não há como evitar a poluição do aqüífero freático.
O Armazenamento Geológico é utilização do espaço do subsolo, onde procede ao armazenamento temporário de materiais necessários ao desenvolvimento, ou armazenamento definitivo de resíduos, perigosos ou indesejáveis, provenientes do consumo, utilizando formações geológicas com características e propriedades específicas que potenciam este tipo de utilização.
As lagoas superficiais devem ser revestidas com plástico pesado, para que não ocorra vazamento de resíduos perigosos o chão.É utilizada para tratamento de resíduos agrícolas líquidos, vento, algas e oxigênio depurando as águas residuais;
Os tratamentos podem ser classificados como físicos químicos ou biológicos, tendo como objetivo principal a transformação desses resíduos em menos perigosos.
O tratamento biológico é feito por iodos ativados ou filtros biológicos.
Já o tratamento físico-químico é baseado na separação dos resíduos perigosos da fase aquosa, por adsorção por carvão ativado, destilação, troca-iônica.
E por fim o tratamento químico é a neutralização de ácidos e bases, oxidação e redução de compostos, remoção de metais pesados por precipitação.
Então para que haja uma depositação adequada desses resíduos, primeiramente devem-se conhecer os efeitos causados e suas conseqüências, enfatizando os efeitos adversos e sendo assim qual a melhor forma de tratá-lo, que iremos evitar às contaminações e os impactos a saúde humana.
...