Avaliação dos Recursos Hídricos do Bairro São Sebastião
Por: Géssica da Costa Silva • 21/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Congresso da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental
Campus Tucuruí - Ano 2018
Avaliação dos Recursos Hídricos do Bairro São Sebastião
Géssica da Costa Silva[1]; Ádea Beatriz Reis Machado[2]; Luanda Carmelita da Conceição França[3]; Walena Geovana Soares Botelho[4]; & Riquelme Leone de Melo Bastos[5].
Resumo – O seguinte trabalho, teve como ponto de análise a Avaliação dos Recursos Hídricos do Bairro São Sebastião. Adotando como finalidade, apontar todos os fatores que ocasionam, tanto o racionamento de água, como também, as precárias condições de saneamento no bairro retratado. Em vista, desses fatores, foram citadas propostas, que visam, repensar nas práticas humanas, e com isso, permitir aos moradores, adotarem medidas, que possam, extinguir ou amenizar os danos provocados, com ações sustentáveis como: a reutilização, o tratamento e a economia desse recurso natural.
Palavras-chave: recursos hídricos; racionamento de água; sistema de abastecimento.
Introdução
Atualmente, é possível notar que, a questão hídrica, tem sido discutida com bastante relevância, devido à água ser de extrema importância, para a vida dos seres vivos na Terra. Vale ressaltar que, em vários locais, está ocorrendo o racionamento de água, essas consequências negativas são ocasionadas, por meio, das ações antrópicas, onde o homem afeta, os recursos existentes, através de ações nocivas e desordenadas, como: o desperdício da água, o desmatamento, a poluição por falta de saneamento, a construção de hidrelétricas (pois mudam o curso original dos rios), e as drásticas mudanças climáticas pelas quais o planeta está passando. Há água suficiente para satisfazer as crescentes necessidades do mundo, mas não sem mudar a forma de geri-la. (Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos – ONU).
Segundo João Guimarães Rosa, a água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba. A falta d’água tornou-se um dos principais problemas urbanos do nosso tempo. Comunidades em diversas partes do mundo estão sob forte pressão, enfrentando o adensamento constante da escassez hídrica. Em muitas regiões, a situação ainda é agravada pela má gestão e pelo tratamento inadequado por parte dos governos locais, e pela negligência de empresas que utilizam o recurso para fins industriais.
A Terra possui 1,386 bilhões de quilômetros cúbicos de água, mas apenas 2,5% desse total é de água doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% desse percentual. Daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Em todo mundo, em média, 10% da utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura.
Objetivo do Trabalho
- Examinar as condições de saneamento básico, ligadas às questões do abastecimento de água potável, no bairro São Sebastião;
- Propor ou sugerir alternativas, que visam a melhoria das condições avaliadas;
- Propor práticas de conscientização para a comunidade, quanto às práticas de uso e reuso de modo sustentável.
Procedimentos Utilizados
Este trabalho, teve como fundamento, avaliar as questões relacionadas à qualidade da água do bairro São Sebastião, que está localizado no município de Tucuruí, no Estado do Pará. Além disso, buscou-se, desenvolver medidas que possam solucionar ou amenizar os problemas detectados.
O bairro, em análise, apresenta uma população de 917 habitantes, segundo dados do senso demográfico, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010. Abaixo, pode ser observado a localização do bairro São Sebastião:
[pic 3]
Fonte: https://www.google.com.br/maps/place/
Para a elaboração do presente artigo, foi aplicado, no bairro em questão no mês de novembro de 2018, um questionário quali-quantitativo para 20 moradores, com o intuito de se obter dados a respeito da água, como: qualidade da água fornecida, satisfação e economia das pessoas sobre a mesma e reutilização da água da chuva. Além de pesquisas sobre a situação presente da água no site da cidade de Tucuruí e site do G1 Pará.
Resultados Obtidos
A falta de água, atualmente, é um problema comum a todos os bairros de Tucuruí. Ela chega até as estações de captação e tratamento de água, que podem ser observadas nas figuras abaixo:
Figura 01: Captação de água, localizada no Sítio Deus é Grande, na cidade de Tucuruí-Pará.
[pic 4]
FONTE: Autores 2018
Figura 02: Estação de Tratamento de Água (ETA), que transmite a água para o bairro São Sebastião.
[pic 5]
FONTE: Autores 2018
Contudo, falta nas residências dos moradores da cidade. Outro ponto, é a questão do carro pipa que abastece as áreas mais críticas do município, mas os moradores contam que ainda não é o suficiente, e por isso, eles buscam água em uma bica localizada na praça da cidade, o que pode-se verificar na figura 02, a seguir:
Figura 02: A imagem representa a Praça da Bica, esse local, é utilizado pela população, para o consumo de água potável.
[pic 6]
FONTE: http://tucnews.com.br/especiais/reportagem/bica
O fato é que, já ocorreu uma arrecadação municipal, cobrando uma taxa referente ao fornecimento de água potável, pela prefeitura aos consumidores. Contudo, não houve a conclusão dos serviços, isso, acabou prejudicando a população, devido à falta de competência e interesse da prefeitura do município de Tucuruí. Nota-se que a prefeitura está precisando de investimentos na área.
...