Biomas Globais Formações Arbustivas: Savanas e Vegetação Mediterrânea
Por: Patryck Oliveira • 25/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.750 Palavras (7 Páginas) • 521 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Rio Grande –FURG
Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI
Curso de Geografia Bacharelado
Disciplina de Biogeografia
Biomas Globais
Formações Arbustivas: Savanas e Vegetação Mediterrânea
Elton Soares
Patryck Oliveira
Walber Anastácio
SUMÁRIO
Lista de Figuras________________________________________________________3
Introdução______________________________________________________________
Savana_________________________________________________________________
________________________________________________________________
_____________________________________________________________
__________________________________________________
___________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________
Conclusão_______________________________________________________________
Referências Bibliográfica_____________________________________________
LISTA DE FIGURAS
Figura 1__________________________________________________________________4
Figura 2__________________________________________________________________4
Figura 3__________________________________________________________________
Figura 4__________________________________________________________________
Figura 5__________________________________________________________________
Figura 6__________________________________________________________________
Figura 7__________________________________________________________________
Figura 8__________________________________________________________________
Figura 9__________________________________________________________________
Figura 10________________________________________________________________
Figura 11________________________________________________________________
- Introdução
Biomas Globais
Formações Arbustivas: Savanas e Vegetação Mediterrânea
[pic 2]
Figura 1: Mapa de atuação das savanas
Encontramos a savana nas seguintes regiões no nordeste brasileiro, no Chaco, e nas periferias dos desertos de Saara, Calaari na África, no de Vitoria na Austrália, e na península do Decã e na Índia.
[pic 3]
Figura 2: Mapa de atuação das Florestas Mediterrâneas
Encontramos a vegetação mediterrânea nas seguintes regiões Norte da África, sul da Europa infelizmente grande parte da vegetação desta área foi devastada nas últimas décadas para abrir espaço para as culturas de uva e oliveira, algumas áreas no litoral do estado da Califórnia, extremo sul da África do Sul, sudoeste e centro-sul (litoral) da Austrália, região central do Chile.
- Savanas
As savanas são formações que ocorrem em algumas regiões da Terra, possuindo condições físicas de similaridade, como o clima e a vegetação. Assim, constituem-se como mais um dos biomas terrestres. Está localizada localizada na zona intertropical e no Brasil é mais conhecida por “cerrado”.
Sua vegetação é marcada pela presença de gramíneas, ervas e algumas árvores. Nas savanas africanas, vê-se longas extensões sem a presença de árvores, apenas compostas por gramíneas resistentes ao calor (e até ao fogo). O clima nas savanas é marcado por duas estações bem definidas, uma seca (inverno) e uma chuvosa (verão). Portanto, a vegetação que se desenvolve neste bioma é adaptada às condições climáticas. As plantas nas savanas possuem folhas duras e ásperas, e algumas árvores são espinhentas. Na estação seca, as folhas das plantas mudam de coloração, adquirindo tons amarelados e marrons. Já na estação chuvosa, as folhas ficam verdes e crescem de forma rápida. Apesar de ser considerado um bioma único, existem diferenças entre as vegetações das savanas ao longo do mundo, variando de acordo com a localização geográfica.
O clima nas área das savanas é o clima tropical com alternância de estações secas e chuvosas. A duração e o regime de precipitação da estação seca são responsáveis pelo aparecimento dos diferentes tipos de savanas.
Para Strahler este clima é do tipo 3: climas tropicais com alternância de atuação de massas equatoriais e tropicais e do tipo 5, nas áreas das savanas secas, quando associado às altas pressões subtropiciais. Os solos- Nas regiões das savanas úmidas encontramos lato solos arenosos profundos, úmidos e lixiviados, bem como variações de lato solos vermelhos vermelho-
A Geobiocenose-
As savanas secas são formadas principalmente por manchas de gramineras altas de 1 a 2 metros com intercalação de arbustos xeromorfos. As árvores, com 5 a 10m de altura, que não precisam existir necessariamente em todas as áresa são decíduas apresentam casca grossa copa formada de folhas pequenas e macias. As epifetas são poucas e as lianas estão ausentes. O número de espécies é bastante reduzido, pois as condições adversas do clima exercem forte ação seletiva. A mata galeria pode aparecer de forma muito estrita junto aos rios perenes.
A savana espinhenta – Existente na faixa intertropical onde a seca é mais prolongada 8 a 10 meses, a distribuição da precipitação é irregular apresentando totais anuais entre: 200 a 7oomm. Sua vegetação é apresentada na forma de cactáceas e espécies xeromorfas com espinhos, havendo manchas de gramíneas muito resistentes e duras com altura máxima de 1metro distribuídos de forma descontinuas devidos às altas concentrações de sais em seus solos predominando as espécies arbustivas decíduas apesar de algumas espécies em locais úmidos poderem se apresentar cobertas de folhas pequenas e finas mesmo durante as estações secas.
...