Blocos Econômicos
Trabalho Escolar: Blocos Econômicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: InaLeal • 5/9/2014 • 369 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
Blocos econômicos
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos que são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Tem como vantagens a redução ou eliminação das tarifas assim os produtos ficam mais baratos. Tem como desvantagens o desemprego e a diminuição da produção de empresas.
Os principais blocos econômicos: União Europeia; Mercosul; Nafta; Apec; Alca;Sadc.
União Europeia
Nascida em 1992 a União Europeia é uma formação de um novo tipo de união entre Estados pertencentes à Europa, é o maior bloco econômico do mundo, já que agrupa 27 países, Dezessete deles compõem a zona do euro, que se compartilham o euro como moeda. Há ainda o Espaço Schengen, incluindo 26 países (quatro de fora da UE). Os países com déficits fora dos padrões da UE foram batizados com o nome de PIIGS, acrônimo formado com as inicias em inglês de Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha. Objetivos da União Europeia:
- Promover a unidade política e econômica da Europa;
- Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;
- Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;
- Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
- Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;
- Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
TRATADO MAASTRICHT
O Tratado de Maastricht representa uma etapa determinante na construção europeia.
Esse tratado estabelece fundamentos da futura integração política. Neste tratado se destacam acordos de segurança e política exterior, como a confirmação de uma constituição Política para a União Europeia e a integração monetária, através do euro.
A Moeda Única: o euro
Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Europeia adotou uma única moeda. A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada Zona do Euro, que envolve 17 países.
Os países que fazem parte da Zona do Euro são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, República da Irlanda, Itália, Luxemburgo. Malta, Países Baixos e Portugal.
...