TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Colonia

Artigo: Brasil Colonia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

BRASIL COLÔNIA

A formação do povo brasileiro .....(oriundo de misturas culturais e étnicas riquíssimas)

As pessoas podem obter e criar os seus espaços e domínios de formas diferentes: através de invasão, de herança, de conquista e de ocupação.

Tudo começou com grupos de asiáticos, que ficaram conhecidos como índios e entraram aqui há muito tempo atrás... Depois entraram colonizadores europeus... Depois foram trazidos, à força, negros africanos...Depois entraram imigrantes de todos os lugares do mundo.

A sociedade brasileira se formou, portanto, com a colaboração de quatro grupos básicos: índios, colonizadores, negros e imigrantes. Os grupos foram se misturando e cada um deixou uma importante herança para a cultura brasileira.

O GRUPO INDÍGENA

Os índios habitam nossas terras desde milhares de anos antes da chegada dos europeus.

Eles viviam aqui em comunidades espalhadas por todo o território brasileiro. Tinha índio morando na beira do mar, na beira dos rios, nas florestas, nos cerrados, nos campos.

As comunidades ou tribos tinham seu jeito próprio de fazer casas, de organizar a aldeia, de arrumar comida, de fazer festas, de rezar, de falar, de guerrear, de se governar... Eram cerca de 2 milhões na época do descobrimento.

Pode-se saber como os índios viviam somente através do que os europeus escreveram sobre eles na época, pelos testemunhos registrados ou por vestígios materiais, como utensílios de cerâmica. Os índios não deixaram documentos escritos (cartas, relatos, livros, mapas), porque a língua deles não tinha escrita.

Hoje, os descendentes que restam desses primeiros grupos podem contar e escrever sobre seus antepassados, porque foi elaborada a forma escrita de muitas línguas indígenas.

O Vocabulário indígena: muitas palavras, que usamos até hoje na língua portuguesa são herança cultural que herdamos dos índios.

A alimentação indígena: os primeiros indígenas que provaram a comida de branco não gostaram. Dois deles, levados à nau capitânia e recebidos pelo próprio Pedro Álvares Cabral com muito prazer e festa, provaram o pão, peixe cozido, confeito, fartéis (“doce mais ou menos delicado, envolto numa capa de massa”, segundo a definição do Dicionário de Morais), mel, figos secos. "Não comeram quase nada" – é o depoimento da nossa primeira testemunha ocular da história, o Caminha. E, se provavam alguma coisa, logo cuspiam. Do vinho, mal provaram e não gostaram. Até a água serviu apenas para um bochecho.

Tudo isso, porque os índios tinham uma alimentação muito diferente.

Os habitantes da faixa litorânea se alimentavam de caça, pesca, dos frutos silvestres e do que plantavam em seus roçados. Faziam o uso do sal, o que conseguiam retirando-o do fundo das covas que abriam nas proximidades do mar, depois que houvesse a evaporação total da água. Os tupinambás tinham o paladar mais apurado e não se contentavam somente com o sal, misturavam-no com pimentão para condimentar seus alimentos. Uma das maiores contribuições dos indígenas na nossa alimentação, foram os produtos derivados da mandioca e da tapioca, muito utilizada para fazer mingau e beiju.

Os hábitos indígenas: dormir na rede, sentar de cócoras, comer mandioca, maracujá e peixe assado, pintar o corpo,enfeitar-se com penas e plumas(como no Carnaval) foram herdados das tribos indígenas.

Muitas palavras do nosso vocabulário vêm do Tupi: Carioca (kari-oca: casa de branco), cipó, guaraná, guri, jabuticaba, jacaré, lambari, Maracanã, paçoca, perereca, pipoca, samambaia, urubu.

Peteca em tupi significa batendo e eles jogavam antes dos portugueses chegarem.

Também aprendemos com eles a fazer objetos de cerâmica (como pratos e vasos) e de palha(como cestos e bolsas).

Tomar banho todos os dias também é um hábito que herdamos dos índios.

Objetos indígenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com