Brasil No Exterior
Pesquisas Acadêmicas: Brasil No Exterior. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: florescerr • 12/3/2015 • 287 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Brasil no comercio exterior, balança comercial, deficit ,superavit etc.
O Brasil no comércio mundial
Já vimos que o comercio mundial é realizado em dois níveis: entre países e em blocos econômicos. Além de fazer parte do Mercosul, da Aladi e do Projeto da Alça, o Brasil realiza trocas comerciais com outros blocos econômicos e com vários países do mundo.
Depois do Mercosul, União Européia destaca-se entre os blocos econômicos que mantem relações comerciais com o Brasil.
O Brasil e o Mercosul
Apesar dos problemas causados pela crise econômica argentina, as trocas comerciais no interior do Mercosul são fundamentais para abalança comercial brasileira.
Balança comercial
Por balança comercial compreendemos a relação entre o que um país exporta e o que ele importa.
Quando o total das exportações é superior ao total das importações, o saldo é positivo. Dizemos, então que há um superávit comercial. Quando as importações superam as exportações, o saldo é negativo, ocorre um déficit comercial. Portanto a balança comercial favorável (saldo positivo) ou desfavorável (saldo negativo) indicara a diferença entre as exportações e as importações de uma nação.
De 1930 até hoje, a política do governo brasileiro com relação ao comércio exterior teve dois períodos distintos:
-1930-1990-substituição de importações;
-1990-2001-liberalização das importações.
Substituições de importações
Como já vimos o Brasil industrializou-se adotando o modelo que consiste em fabricarmos próprio país o que antes importava.
A política marcante desse período foi protecionismo, isto é, taxar produtos importados para que não competissem com os bens produzidos pela indústria nacional. Por outro lado, essa política favorecia a balança comercia, reduzindo as importações.
Liberalização de importações
Em 1990, o governo brasileiro introduziu um programa de liberalização financeira externa e de eliminação das barreiras protecionais na importação, cujos principais pontos foram:
-abolir barreiras não tarifarias, como reserva de mercado, cotas e proibições;...
...