O custo brasil no co,ercio exterior
Por: leandrobroc • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 481 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
O custo Brasil e suas principais conseqüências para o comércio exterior
O custo Brasil é um tema genérico, que descreve o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, ideológicas e econômicas que encarecem e muitas vezes barram investimentos no Brasil.
Quando mencionamos em comércio exterior, o tal do custo Brasil, aparece às deficiências do caos logístico e transporte no nosso pais. São inúmeras conseqüências do caos logístico que o pais se encontra.
Mas é necessário diminuir o custo Brasil para gerarmos, desenvolvimento econômico, ampliar as atividades de comércio exterior e melhorar as relações internacionais com outros países.
Vários estudos são feitos para diminuir a deficiência mostrada por operadores logísticos e transportador, comercio, indústria e comercio exterior. mas é necessário ainda vários projetos que valorizem a melhoria da infra-estruturara ,cujo é fundamental a competitividade no pais.
O Brasil tem cenário político e legal, que fazem os programas como a Aceleração de Crescimento “PAC”, acabe com sua aplicação demorada e vencendo os procedimentos legais, o cenário político não deve criar barreiras para tal aplicação, pois a nossa infra-estruturara tornara impossível alcançarmos as metas de crescimento definidas.
Falando em infra estrutura especificamente em portos, o de Santos já tem um diagnostico do que deve ser implementada a curto, médio e longo prazo, a necessidade é ter uma dragagem de manutenção constante, com a designação de outros pontos para descarte desse material dragado, o agendamento prévio de entrega e retirada de containeres nos terminais, são ações que em curto prazo possibilitarão a melhora do trafego das vias de acesso.
Isso ajudaria muito, pois graças ao constante investimento da iniciativa privada estamos vendo portos brasileiros quebrando recordes de movimentação e garantindo a evolução do comércio exterior.
Outro grande problema o nosso custo de transportes chega a 12,4 % do PIB, e como não houve nenhum investimento público, se não fosse investimentos privados, não teríamos começado a nos preocupar com os custos logísticos no Brasil.
Para que o produto brasileiro possa concorrer forte no comercio exterior, não resta duvida que a diminuição do custo logístico seja o fator mais importante.
Não podemos também deixar de analisar a relação capital x trabalho, está mais que claro que a mudança de gestão esperada para Administração Portuária tenha no seu bojo a modernização de gestão.
Com tudo isso a expectativa é positivas para esse setor, especialistas dizem que iremos vivenciar uma nova era dos portos brasileiros, com uma gestão técnica por objetivos, com metas a serem cumpridas e tudo que nós dependemos da eficiência portuárias desejada.
Conclusão
Concluímos que o custo Brasil afeta sim o comércio exterior, mais que tudo isso é reflexo de investimento das autoridades publicas, pois podemos notar que a maioria dos investimentos vem da parte privada. Se tivéssemos mais investimentos principalmente na parte de infra estrutura, burocráticas, ideológicas e econômica, provavelmente hoje nosso custo seria bem menor .
Bibliografia
Entrevista
...