CARTÃO: APRESENTAÇÃO DO ESPAÇO
Seminário: CARTÃO: APRESENTAÇÃO DO ESPAÇO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucianoss13 • 17/3/2014 • Seminário • 840 Palavras (4 Páginas) • 371 Visualizações
CARTOGRAFIA: REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO
A cartografia é um conjunto de estudos e técnicas que per¬mite a representação e a locali¬zação dos fenômenos no espaço geográfico. Os mapas, as cartas e as plantas, por exemplo, são im¬portantes ferramentas produ-zidas pela cartografia e que mostram as características de um espaço geográfico, como sua forma, seus limites ou o uso que dele se faz.
No nosso dia a dia os mapas estão muito presentes. Eles podem estar expostos na sala de aula, na estação de metro e no noticiário da TV.
Eles são instrumentos fundamentais para várias atividades desenvol¬vidas pelos seres humanos, como nas áreas de planejamento e adminis¬tração, na política, na economia, na segurança nacional, na divulgação de indicadores sociais etc. Podem representar, por exemplo, a distribuição da população pelo território, diferenças de desenvolvimento social, con¬centração de renda, dados educacionais, rios, altitudes, vegetação, tipos de clima, entre outros fenômenos geográficos.
Primeiros mapas
Já na Pré-História, os seres humanos procuravam formas para registrar caminhos percorridos, lugares por onde passavam ou territórios que habi¬tavam. Como não conheciam a escrita e o papel, a solução encontrada foi desenhar os caminhos e os lugares, o que fizeram principalmente nas pa¬redes das cavernas.
Na Antiguidade, já existiam mapas elaborados por vários povos, como fenícios, babilónios, egípcios, gregos e romanos. Os mapas antigos não contavam com os recursos e a precisão nas informações, como os que são produzidos atualmente. Mesmo assim, eram importantes instrumentos de referência para viajantes, navegadores e comerciantes, que necessita¬vam de informações, como as melhores rotas terrestres e marítimas, os locais de parada e descanso, a localização de elementos naturais etc.
FORMAS DE REPRESENTAR O ESPAÇO GEOGRÁFICO
MAPA
Os mapas são representações reduzidas da superfície terrestre ou de parte dela sobre um plano. A representação em mapas é feita na visão vertical, isto é, de cima para baixo, e o plano que a recebe pode ser o papel ou o monitor do computador. Os fenômenos espaciais (como o contorno dos territórios, os rios, a vegetação etc.) são representados graficamente com pontos, linhas, cores e formas.
CARTA TOPOGRÁFICA
É um tipo de mapa que permite obter uma avaliação precisa de distâncias, direções e lo¬calizações de elementos físicos e humanos da superfície terrestre. Ela é delimitada por li¬nhas imaginárias, chamadas paralelos e meri¬dianos. Para obter o mapeamento completo de grandes áreas são necessárias várias cartas.
PLANTA
A planta é um tipo de mapa que representa pequenas áreas, como casas, escolas e bairros. Comparada a outros tipos de mapa, apresenta informações mais detalhadas sobre o espaço. É como se estivéssemos vendo a área repre¬sentada bem próxima de nós.
CROQUI
O croqui é uma representação, geral¬mente em visão vertical, de um lugar e sua paisagem na forma de desenho livre. Na produção do croqui, a principal pre¬ocupação é com
...