CONCEITOS DA PSICOLOGIA NASDIFICULDADESDE APREDIZAGEM
Artigo: CONCEITOS DA PSICOLOGIA NASDIFICULDADESDE APREDIZAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: delvany.souza • 23/10/2014 • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 390 Visualizações
CONCEITOS DA PSICOLOGIA NASDIFICULDADESDE APREDIZAGEM
Acadêmica LeociAssis de Lima
Professor-Tutor Marcos Tadeu Simões Piacentini
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Matématica(MAD 0124) – Prática do Módulo II
27/04/2012
RESUMO
Esse artigo tem o objetivo de apresentar, os conceitos da Psicologia, e sua atuação nas escolas para ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem observando o aluno, para identificar qual seu tipo de dificuldade e de maneira o profissional poderá ajudar, visa também a importância de desenvolver a capacidade de um novo aprendizado com jogos educativos, leitura de livros e aulas complementares para uma melhor forma de estimular o aluno para que ele fique a vontade e satisfeito.A aprendizagem envolve o uso e o desenvolvimento de todos os poderes, capacidade e potencialidades do aluno em si, pois a aprendizagem não pode ser considerando somente um processo de memorização ou unicamente os elementos físicos ou emocionais, e sim a capacidade da criança para tal aprendizado.
Palavras-chave: Dificuldades, Capacidades, Psicopedagogia.
1 Introdução
No processo de ensino há varias dificuldade que é apresentada no educando, o psicopedagogo educacional trabalha em conjunto com os educadores de uma forma que o aprendizado seja mais afetivo com a criança que esta com o problema os profissionais dessa área busca sua ação não apenas na necessidade mais também em desempenha seu trabalho em projetos para desenvolver a capacidade necessidade da criança depois da avaliação do aluno o psicologo estuda qual a melhor forma de ajudar.
O psicopedagogo procura saber qual é a causa da dificuldade do aprendizado com isso ajudar desenvolver uma capacidade de um novo aprendizado. Os professores tem grande importância pois quase sempre são eles que descobrem quando a criança esta com algum problemas, mais porem não tem ama formação para fazer tais diagnostico.
2 COMO INDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS.
As maneiras de identificar a dificuldade da criança é avaliação do processo de ensino e aprendizagem, pois requer um preparo de grande capacidade e muita atenção dos profissionais envolvido também é preciso que todos estejam atentos a essas dificuldade observando o aluno e procurando saber se qual é seu tipo de dificuldade. e quanto tempo vem acontecendo e se é devido a problemas emocionais, a criança acaba ficando desatenta como se estivesse cansada ou com muito sono e preguiça fica desmotivada não sente vontade de fazer nada.
Segundo Barros (2002) uma das dificuldades mais conhecida e muito estudada e a Dislalia, Disortografia, TDAH (Transtorno de Deficit de Hiperatividade), também a Disgrafia, e Dislexia, quando o aluno tem um desse problema acaba sendo rejeitada pelo seu colega por isso sempre é bom prestar atenção na criança mesmo estando em casa, pois em casa já da para saber que a criança esta com seu comportamento diferente das outras. Vamos observar quais as característica dessesproblemas.
Dislexia: Quando aparece dificuldades na leitura a criança tem trocas de letras e silabas, ou até falta de algumas palavras e uma leitura muito lenta.
TDAH: Esse é um Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, problemas neurológicas, esse sinais são evidentes pois o aluno não tem atenção em nada do que faz é uma criança nervosa e inquieta, nos dias de hoje é comuns vermos crianças e adolescentes com esse tipo de problema.
Disgrafia: É bem parecido com a Dislexia, pois apresente as mesmas característica como exemplo, troca de grafemas separação de erada de palavras, não escreve direito não entende sinais, pontuação, e acentos.
Dislalia: Mais conhecida pela dificuldade em o aluno apresenta pronunciar errada das palavras, normalmente acontece com pessoas que tem problemas na língua, como palato, flacidez, ou lábio leporino.
Discalculia: O aluno não consegue calcular os números e não identifica os sinais das quatro operação não faz problemas nem entende sequências lógica.
A psicologia trabalha e estuda a aprendizagem, o sujeito que aprende, a quilo que estuda ele está, apontando como a escola em seu conteúdo”. É uma área das ciências Humanas que se dedica ao estudo dos processos de aprendizagem. Podemos hoje afirmar que a psicopedagogia é um espaço transdisciplinar, pois se constitui a partir de uma nova compreensão acerca da complexidade dosprocessos de aprendizagem e dentro desta perspectiva, das suas deficiências.(BOSSA,2004, p. 2).
Apesar disso ainda de fato não há como explicar o que seria uma Dificuldade de Aprendizagem nem quanto tempo vem acontecendo. Segundo Marques, devido a problemas emocionais a criança acaba ficando desatenta como se estivesse cansada ou com muito sono e preguiça fica desmotivada não sente vontade de fazer nada.
3 MANEIRAS DE DESENVOLVER A CAPACIDADE DACRIANÇA
A criança precisa de uma estimulação pois e essencial que a criança esteja a vontade só assim ela desenvolve, sua capacidade de aprendizado, também é oferecida a criança vários objetos para seu manuseio o aluno é preparado para ler e escrever corretamente, na brincadeira a também um estimulo a criança desenvolve a capacidade afetiva.
Segundo Carvalho(2009), a motivação deve partir do interesse do aluno pois depende do entusiasmo e vontade de pesquisa, considerando que as diversas causa desenvolve diferentes capacidade, a leitura de livros também ajuda muito faz com que a criança tenha uma visão diferente a vários personagens e bichos assim o aluno usa toda a imaginação com isso permite que o professor use suas práticas.
Segundo Piaget[...] os jogos estão diretamente ligado aodesenvolvimento mental da infância: tanto no aprendizado quanto as atividades e jogo educativos que estão diretamente ligado ao desempenho mental da criança,diz também que a brincadeira simboliza a relaçãoda criança sendo assim constitui-se provavelmente na matriz formas de linguagem (gestual,
...