CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
Por: juniordial • 3/10/2019 • Projeto de pesquisa • 3.583 Palavras (15 Páginas) • 349 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE HUMANIDADE OSMAR DE AQUINO
CAMPUS III – GUARABIRA
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
JOSÉ IVANILDO XAVIER JÚNIOR
INDÚSTRIA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO: a Marcopolo S.A. no mercado global
GUARABIRA-PB
2019
JOSÉ IVANILDO XAVIER JÚNIOR
INDÚSTRIA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO: a Marcopolo s.a. no mercado global.
Projeto de Pesquisa apresentado no Curso de Licenciatura Plena em Geografia, como requisito avaliativo do componente curricular Projeto de Pesquisa em Geografia, na Universidade Estadual da Paraíba – Campus III, orientado pela professora Ms. Michele Kelly Moraes Santos Souza.
Linha de pesquisa: Transformações econômicas nos espaços urbanos e rurais.
GUARABIRA/PB
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................3
- OBJETIVOS...............................................................................................6
2.1. objetivo geral........................................................................................6
2.2. objetivo especifico................................................................................6
2. JUSTIFICATIVA............................................................................................7
3. HIPOTESES..................................................................................................8
4. REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................9
4.1. Ônibus como meio de transporte...........................................................9
4.2. Marcopolo: uma gigante brasileira.........................................................9
4.3. Economia no Brasil e no mundo...........................................................10
5. MATERIAIS E MÉTODOS............................................................................12
6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO................................................................13
7. ORÇAMENTO...............................................................................................14
REFERÊNCIAS.................................................................................................15
INTRUDUÇÃO[pic 2]
Desde os primórdios o homem se desloca de um lugar para outro de maneira frequente, e com o passar do tempo, diante das necessidades diárias, as pessoas tinham cada vez mais a necessidade de se deslocar de seu lugar de origem para outro. Diante disso surgiu a necessidade de se fabricar um transporte que conseguisse transportar um maior número de pessoas de forma rápida, mediante isso no dia 27 de fevereiro de 1662 na França foi criado o primeiro itinerário de um transporte público para passageiros, o veiculo era puxado a cavalos e tinha capacidade de levar oito passageiros, mais o cocheiro e seu ajudante.
No ano de 1826 na cidade de Nantes na França onde um comerciante chamado Stanislav Baudry, teve a ideia de criar um transporte que levasse as pessoas do centro da cidade até seu comercio, o veiculo se tratava de uma charrete puxada a cavalos e seus usuários chamavam de (omnibus) derivado do latim que significa (para todos), a partir dai Nantes foi a primeira cidade a ter o sistema de transporte público no mundo.
No Brasil, o primeiro tipo de transporte caracterizado como ônibus, surgiu em 1817 na cidade do Rio de Janeiro criado por D. João VI e tinha tarifa e horários devidamente pré-estabelecidos, e rapidamente se tornou o veiculo mais popular entre as pessoas na época. Em 1868 surgiram os bondes, e durante 40 anos foram os protagonistas entre os usuários dos transportes públicos no Brasil, quando em 1908 surgiu o primeiro modelo de ônibus movido a gasolina chamado de auto-ônibus, vinha para melhorar o trafego dentro das cidades tendo em vista a flexibilidade de alcançar mais lugares, o ônibus não precisava se movimentar em trilhos e se deslocava mais rápido que os bondes e trens.
Com o passar das décadas esse transporte só evoluiu e na década de 1940 no Brasil começaram a surgir as primeiras fábricas de ônibus nacionais. No ano de 1946 surgia na cidade de Joinville no estado de Santa Catarina a primeira fabrica de carrocerias de ônibus do Brasil denominada de Nielson & Irmão. No ano de 1949 surgia a Nicola & Cia que mais tarde passaria a se chamar Marcopolo S.A.
A Marcopolo S.A é uma empresa transnacional com sede em Caxias do Sul no estado do Rio Grande do Sul, sendo a maior fabricante de encarrocadora de ônibus do Brasil, e a maior do planeta, tendo 14 unidades fabris espalhadas em 5 continentes e seus ônibus circulam por mais de 100 países do mundo, conta com mais de 9.000 funcionários, um faturamento de 2,739 Bilhões de dólares, e quase 47% de participação no mercado nacional.
Rapidamente foi ganhando espaço no mercado do transporte público nacional e cada vez mais e sua linha de produção foi aumentando e passou de artesanal para industrial em 1957 após um incentivo do governo brasileiro chamado “plano de metas” que impulsionou a indústria no Brasil. A empresa sempre foi ousada e anos mais tarde já começava exportar suas primeiras unidades para o Uruguai, começando a mexer com os aspectos econômicos locais, tendo em vista que com a velocidade que a empresa cresceu conforme o aumento da demanda de produção da empresa, também expandia a necessidade de mais mão-de-obra e o número de trabalhadores.[pic 3]
...