Canal De Agual Entra Bairros
Ensaios: Canal De Agual Entra Bairros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jimmycarter • 21/8/2013 • 2.891 Palavras (12 Páginas) • 602 Visualizações
Fundação Francisco Mascarenhas
Faculdades Integradas de Patos
Curso de Licenciatura Plena em Geografia
Alunos: Emanuel Adolfo Mendes Dantas
Jimmy Carter Trigueiro Bezerra
João Batista de Lima Linhares
Orientador: Osmam Batista de Medeiros
Serrote da Pia (Inselberg)
Serrote da Onça
Patos-PB
2011.2
Emanuel Adolfo Mendes Dantas
Jimmy Carter Trigueiro Bezerra
João Batista de Lima Linhares
Serrote da Onça e serrote da Pia
INSELBERGUES SITUADO NO LINEAMENTO DE PATOS-PB
Patos-PB
2011.2
SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1- UMA SÍNTESE HISTÓRICA DO MUNICÍPIO DE PATOS PB
1.2 - ASPECTOS CARTOGRAFICOS
1.2.1 - FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
1.3 - CARACTERIZAÇÃO GEOGRAFICA
1.3.1 – GEOLOGIA
1.3.2 – GEOMORFOLOGIA
1.3.3 – CLIMATOLOGIA
1.3.4 – RECURSOS HÍDRICOS
1.3.5 – VEGETAÇÃO
1.3.6 – O MEIO SÓCIO ECONÔMICO
1.3.7 – EXTRUTURA URBANA
1.4 - O QUE SÃO INSELBERGS ?
1.4.1 - FLORA EM INSELBERGUES
1.5 – CONCLUSÕES
1.6 - CONSIDERAÇÕES
REFERÊNCIAS:
RODRIGUEZ, Janete Lins. Panorama Geografico do Estado da Paraíba:
Diversidade das Paisagens. João Pessoa:PB: Furne/ Grafset, 1981.
ANDRADE, M. V., E-Learning: Análise de requesitos, discussão de estratégias e estudos de caso., Dissertação de Mestrado, UFPB/DSC,2002.
RESUMO
Emanuel Adolfo Mendes Dantas
Jimmy Carter Trigueiro Bezerra
João Batista de Lima Linhares
Orientador: Osmam Batista Medeiros
Faculdades Integradas de Patos
Em todo o território brasileiro os inselbergues são freqüentes, sendo especialmente comuns na formação pedobioclimática4 da caatinga distribuídos por toda a região Nordeste. Essa ampla área de ocorrência torna os inselbergues potencialmente importantes para sobre acerca das relações entre diversidade local e regional, questões que podem afetar a biologia da conservação (CALEY e SCHULTER, 1997).
Os inselbergues são afloramentos rochosos, constituídos de rocha graníticos ou gnáissicos do período Pré - cambriano, com mais de 50 milhões de anos, normalmente monolíticos, que podem ocorrer isolados ou formar aglomerados densos, considerados como formas naturais de ilhas terrestres. Geologicamente e geomorfologicamente antigos, ocorrem ao longo de um amplo espectro de zonas climáticas.
Uma característica geral dos inselbergues é que apresentam condições pedológicas e microclimáticas (estresse hídrico, insolação e temperaturas elevadas) bem diferenciadas das do seu entorno. As plantas que colonizam esses habitats rochosos apresentam adaptações à falta de água e ao substrato pouco desenvolvido.
Os inselbergues são ecossistemas muito distintos e constituem refúgios importantes para pesquisa em biodiversidade, já que apresentam uma vegetação exclusiva e bem característica, associada a condições muito peculiares (POREMBSKI et al., 1998; OLIVEIRA et al., 2001). Determinadas por fatores abióticos limitantes, que apresentam características físicas e microclimáticas bastante adversas. A ausência de solos, baixa retenção de água, escassez de nutrientes, dificuldade para fixação de raízes, exposição ao vento e calor são condições limitantes para o crescimento de plantas nestes locais (LARSON et al., 2000).
INTRODUÇÃO
Este trabalho de iniciação à pesquisa geográfica foi realizado na zona rural do município de Patos-PB, onde está localizado o serrote da Onça sob as coordenadas geográficas de 7º00’46’’ latitude sul, e a longitude 37º20’11’’ oeste com relação à cidade de Patos, em seu corvo geomorfológico de base com uma altitude de 297m, e no topo 425m (mais 30m com base em dados empíricos) ao nível do mar, somando um total cerca de 455m de altura; E também o serrote da Pia, sob as coordenadas geográficas de 6º59’26’’ latitude sul, e a longitude 37º13’45’’ oeste com relação à cidade de Patos, em seu corvo geomorfológico de base com uma altitude de 265m, e no topo 318m.
1 – UMA SÍNTESE HITÓRICA DO MUNICÍPIO DE PATOS PB
Até meados do século XVII, toda a zona que abrange o território do atual Município de Patos era habitada pelos índios Pegas e Panatis. Os primeiros elementos civilizadores
...