IAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA TRATADA E SUBTERRÂNEA DO BAIRRO DA GUANABARA ANANINDEUA PARÁ
Artigo: IAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA TRATADA E SUBTERRÂNEA DO BAIRRO DA GUANABARA ANANINDEUA PARÁ. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elliane • 11/5/2013 • 1.829 Palavras (8 Páginas) • 841 Visualizações
DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA TRATADA E SUBTERRÂNEA DO BAIRRO DA GUANABARA ANANINDEUA PARÁ
Irineia Ferreira (1)
Aluna de Graduação do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).
Eliane Assunção (2)
Aluna de Graduação do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).
Maria Eliane (3)
Aluna de Graduação do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).
Wenderson Pires (4)
Aluno de Graduação do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).
Endereço (1): Passagem Santo Onofre, 46 – Jurunas – Belém –PA – CEP: 66030-520– Brasil – Tel: (91) 9306-8589 – e-mail: irineia_21@hotmail.com.
RESUMO
A água de abastecimento refere-se à água fornecida para o consumo humano, para fins industriais, agricultura e outras atividades humanas, pressupondo assim a existência de captação, transporte e distribuição da água aos consumidores, com ou sem tratamento. O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar a água destinada ao consumo humano dos moradores do bairro da Guanabara, localizado no Distrito de Ananindeua no Estado do Pará, tanto a água distribuída pela concessionária COSANPA quanto às águas Subterrâneas. O trabalho iniciou no dia 28 de Abril de 2012 com a demarcação dos pontos com auxilio de um GPS. Foram identificados 5 pontos de água tratada e 5 pontos de água Subterrânea dos quais analisaram-se a Turbidez, Cor, Acidez, Cloretos, Dureza. Os resultados apresentados estão dentro da faixa estabelecida pela da Portaria MS n° 2914 de 12 dezembro de 2011.
PALAVRAS-CHAVE: Potabilidade da água, Água Subterrânea, Água Tratada.
INTRODUÇÃO
Durante séculos, a qualidade da água não foi considerada fator restritivo, embora os aspectos estéticos (aparência, sabor, odor) possam ter influenciado na escolha da fonte. Historicamente, água pura era aquela limpa, clara, de bom sabor e sem odor. As pessoas ainda não relacionavam a água impura às doenças e não se dispunha de tecnologia necessária para reconhecer que a estética agradável não garantiria à ausência de microrganismos danosos a saúde (ABNT, 2004).
A água de abastecimento refere-se à água fornecida para consumo humano, para fins industriais, agricultura e outras atividades humanas, pressupondo assim a existência de captação, transporte e distribuição da água aos consumidores, com ou sem tratamento. O abastecimento de água tem implicações diversas de caráter ambiental, relacionadas ao bem estar da população e a saúde pública, com o desenvolvimento das atividades econômicas e com a manutenção da paisagem em meio rural, tendo em atenção à preservação dos ecossistemas (ABAS, 2012).
Nos últimos anos, o Brasil tem experimentado um processo de urbanização desenfreada, bem como uma concentração da população e das atividades econômicas sobre o mesmo espaço, o que tem causado pressões sobre o meio ambiente e a consequente alteração da qualidade ambiental dos municípios brasileiros, em virtude do modelo de desenvolvimento adotado (LINS, 2003).
A Portaria que estabelece o sobre os Padrões de Potabilidade da água é a Portaria 2914 de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2011). Pois a água que não se enquadrar nas condições estabelecidas pode trazer sérios problemas à população. Como as doenças hídricas: primárias (cóleras, amebíase, febre paratifoides) e secundárias (ascaridíase, cáries, solitária) (MEDEIROS FILHO, 2011).
O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar a água destinada ao consumo humano dos moradores do bairro da Guanabara, localizado no município de Ananindeua no Estado do Pará, tanto a água distribuída pela concessionária COSANPA quantos águas Subterrâneas.
MATERIAIS E MÉTODOS
O trabalho iniciou a coleta das amostras de águas subterrâneas e tratadas no dia 28 de Abril de 2012 com a demarcação dos pontos com auxilio de um GPS, e com a ferramenta do Google Earth foi mapeado os pontos como mostra a (Figura 1).
Figura1: Mapa de Localização dos pontos coletados água tratadas e subterrâneas Bairro Guanabara
Fonte: Autores, 2012
Nos dias 04 de maio e 01 de Setembro de 2012 foi realizado a coleta das águas, sendo 5 pontos de Água Tratada – COSANPA e 5 pontos de Água Subterrânea. No momento da coleta foi aplicado o questionário para possíveis alterações na qualidade da água como: Profundidade do poço distancia da fossa, falta de água nas ultimas 24 horas, se houve chuva na ultimas 24horas, periodicidade da limpeza do poço. Também foi coleta o pH e o método utilizado foi o papel indicador e pHmetro. A temperatura com auxílio de um termômetro digital. O dor o método utilizado foi o olfato, e para o sabor, o paladar da água. Como mostra o Quadro 1 , 2 e 3.
Quadro 1: Resultados físicos das Águas Subterrâneas e Tratadas
Localização dos Pontos
Tipo de Coleta de Água
Temperatura °C
Sabor
Odor
Profundidade do Poço
A
Subterrâneas
28,5
Salgado
Normal
20 metros
B
Subterrâneas
28,5
Salgado
Normal
30 metros
C
Subterrâneas
27,5
Salgado
Normal
...