TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartografia Temática

Por:   •  24/3/2016  •  Resenha  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: Duarte, Paulo Araújo. Cartografia Temática. Florianópolis, Ed. da UFSC. 1991.

 

A Cartografia constitui um conjunto de operações dependente de uma sistematização das várias etapas que o constituem, portanto possui caráter científico. Ganha sentido artístico, pois a informação contida no mapa é expressa através de uma linguagem gráfica, respeitando as regras da semiologia gráfica.

A Cartografia Temática é uma parte da cartografia que diz respeito ao planejamento, execução e impressão de mapas sobre um Fundo Básico, ao qual serão anexadas informações através de simbologia adequada, visando atender as necessidades de um grupo específico.

Visando a informação do leitor, o mapa constitui um conjunto de símbolos, letras e cores, para que sua mensagem seja entendida facilmente. Fazem parte deste processo de comunicação, o remetente, quem envia a mensagem (no caso, o cartógrafo); a mensagem, idéia ou pensamento transmitido pelo remetente; o código, norma, convenção ou instrução que determina o entendimento dos signos; o repertório, conjunto de conhecimentos e experiências pessoais; e o veículo, que é qualquer elemento de natureza física, usado para conduzir a mensagem até o(s) destinatário(s), são exemplos: televisão, rádio “out-doors”, etc.

Diagramação é o conjunto de operações que visa à disposição dos elementos de um documento de maneira estética e funcional, no caso de mapas obedecem às regras da semiologia gráfica.

Semiologia gráfica é o estudo dos símbolos gráficos, suas propriedades e suas relações com os elementos da informação que eles revelam. 

As cores como os símbolos, traços ou letras devem estar dispostos nos mapas de maneira harmoniosa respeitando algumas regras, tais como, a harmonia monocromática, das cores vizinhas e das cores opostas.

Na Tradução Gráfica os dados descritivos ou tabulares são transformados em representações gráficas (modo de implantação dos símbolos). No modo de implantação linear os elementos (estradas, rios, ventos,...) são transformados em traços. No modo de implantação pontual os objetos (casas, indústrias, cidades,...) são representados por pontos. No modo de implantação zonal a representação dos elementos ocupa ou pressupõe ocupar uma determinada extensão sobre a superfície terrestre, por exemplo: mapas de relevo, geologia, clima, etc.  

O Nível da Informação pode ter significado qualitativo ou quantitativo dos elementos no mapa, podendo ser ainda ordenados, seletivos ou associativos.

Nos mapas devido à diversificação imposta aos símbolos pela tradução de uma informação para a linguagem gráfica, há variáveis visuais tais como, cor, valor, forma, orientação e granulação.

As Séries Estatísticas correspondem a um quadro ou tabela em que são resumidas observações segundo o tempo, espaço ou categoria do fato, resultando, respectivamente nas Séries Histórica, Geográfica e Categórica. Quando são combinadas todas as séries anteriores em uma tabela tem-se a Série Múltipla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com