TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

China: Um País , Dois Sistemas .

Artigo: China: Um País , Dois Sistemas .. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Introdução . China, um país , dois sistemas 1

Revolução chinesa de 1949 1

Mao Tse-Tung 3

Economia socialista de mercado 5

As reformas de Deng Xiaoping 6

Os direitos humanos na China.......................................................................................................6

Bibliografia 7

Conclusão......................................................................................................................................8

China, um país, dois sistemas .

Um país, dois sistemas uma ideia originalmente proposta por Deng Xiaoping, então líder total da República Popular da China (RPC), para a unificação da China.

"Um país, dois sistemas", este é um dos princípios básicos do Partido Comunista da China (PCCh) e do governo chinês destinado à sua reunificação sob novas circunstâncias históricas. O princípio foi originalmente concebido para equacionar o problema de Taiwan, após discussões de longo prazo e do acúmulo de conhecimentos e experiências do PCCh.

No dia 30 de setembro de 1981, o presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional da China, Ye Jianying, proferiu um discurso, propondo nove diretrizes para se alcançar a reunificação pacífica do País. Entre elas, podemos destacar a abertura de negociações diretas entre o PCCh e o Guomimtang para o terceiro acordo de cooperações entre os dois partidos; após a reunificação, transformar a ilha numa Região Administrativa Especial, conceder o direito a um elevado grau de auto?decisão administrativa, mantendo os sistemas social e econômico e de suas tropas etc.

Depois disso, Deng Xiaoping sintetizou claramente estas diretrizes como o conceito de "Um país, dois sistemas", a fim de apontar o caminho correto à concretização da reunificação pacífica da pátria.

A seguir, Deng propôs que o modelo "um país, dois sistemas" fosse adotado para resolver os problemas de Hong Kong e Macau. No dia 30 de janeiro de 1995, Jiang Zeming, proferiu o discurso "Continuamos lutando pela Concretização da Reunificação da Pátria", levantando propostas de oito pontos quanto ao desenvolvimento das relações entre os dois lados do estreito de Taiwan e à promoção do processo da reunificação da pátria, as quais esclareceu o princípio básico de "Um país, dois sistemas". Este princípio foi adotado com sucesso nas resoluções dos problemas de Hong Kong e Macau. O governo chinês recuperou as soberanias de Hong Kong e Macau respectivamente no dia 1 de julho de 1997 e no dia 20 de setembro de 1999.

Revolução Chinesa de 1949

A Revolução Chinesa, ocorrida em 1949, provocou profundas transformações na China que até hoje se faz presente no cotidiano de seu povo. Para entender essa revolução, devemos nos voltar para a situação da China do século XIX. Naquele período, o país sofreu com a dominação imperialista promovida pelas nações capitalistas europeias, principalmente da Inglaterra.

Nas primeiras décadas do século XX, a população chinesa passava por intensas dificuldades econômicas que pioraram drasticamente as condições de vida do povo chinês. Mediante um movimento contra a presença estrangeira no país, a dinastia Manchu deu fim ao governo imperial e criou um novo governo: a República da China. Mesmo com tal mudança, ainda em 1915, o país foi politicamente dominado pelo governo japonês.

Insatisfeitos com a dominação nipônica, uma grande mobilização política do povo chinês promoveu, em 1921, a criação do Partido Comunista Chinês. Em virtude de seu forte apelo popular, o novo partido foi visto como uma ameaça à ordem governamental e, por isso, seu líderes e participantes passaram a ser perseguidos pelas autoridades do país.

Impedidos de participarem das questões políticas de seu país, os comunistas chineses, sob a liderança de Mao Tsé-Tung, começaram a mobilizar as populações camponesas atraídas pela promessa do uso coletivo das terras e a criação de um sistema político igualitário. Contando com o apoio dos camponeses, Mao Tsé-Tung criou o Exército Vermelho, que entre os anos 30 e 40 lutou contra o governo chinês.

Após esse período de batalhas, os comunistas dominaram Pequim, em 1949, e Mao Tsé-Tung foi aclamado como novo líder da República Popular da China. Inicialmente apoiado pelo governo comunista soviético, o governo comunista chinês criou um grande projeto de transformação político-econômico chamado Grande Salto para Frente. Pouco depois, em 1966, surgiu um programa de controle cultural, político e ideológico chamado de Revolução Cultural. Com a morte de Mao Tsé-Tung, em 1976, a Revolução Cultural teve seu fim e as políticas econômicas do país se abriram para a economia mundial.

Mao Tse Tung

Mao Tse Tung foi um estadista chinês, nasceu na cidade de Hunan, em 1893, nasceu no seio de uma família de trabalhadores rurais. Onde viveu sua infância a educação escolar só era considerada útil na medida em que pudesse ser aplicada a tarefas como levar registros e a outras próprias à produção agrícola. Assim sendo, Mao Tse Tung abandonou os estudos ao treze anos para dedicar-se totalmente ao trabalho na granja da família.

Contudo, o jovem Mao deixou a casa paterna e entrou na escola de magistério em Changshga, onde teve seus primeiros contatos com o pensamento ocidental. Mais tarde, alistou-se no exército nacionalista, onde serviu durante meio ano e, em seguida, voltou a Changsha e foi nomeado diretor de uma escola primária. Tempos depois, trabalhou na universidade de Pequim como bibliotecário auxiliar e leu, entre outros, Bakunin e Kropoktin, além de ter tido contato com dois homens chave da que haveria de ser a revolução socialista chinesa: Chen Dixiu e Li Dazhao

No dia 4 de maio de 1919, estourou em Pequim a revolta estudantil contra o Japão, situação na qual Mao Tse tung tomou parte ativa. Em 1921, participou da criação do Partido Comunista e, dois anos mais tarde, quando o PC formou uma aliança com o Partido Nacionalista, Mao ficou responsável pela organização. De volta a sua cidade natal, entendeu que o sofrimento dos camponeses era a força que deveria promover a mudança social naquele país, idéia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com