Cidades Goianas
Artigo: Cidades Goianas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/10/2014 • 1.391 Palavras (6 Páginas) • 393 Visualizações
Goiânia
Historia: Em 24 de outubro de 1933, em local determinado por Atílio Correia Lima, — um planalto onde atualmente se encontra o Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica —, Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental da nova cidade. Goiânia foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás, sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo Governo de Getúlio Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. O nome “Goiânia” foi escolhido através de um concurso cujo vencedor foi o professor Alfredo de castro, que atendia pelo pseudônimo de Caramuru e foi utilizado pela primeira vez em 2 de Agosto de 1935.
Geografia: É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas por Brasília. Situa-se no Planalto Central. A cidade possui 1.281.975 de habitantes, sendo o 13º município mais populoso do Brasil. A Região Metropolitana de Goiânia possui 2.150.097 de habitantes, o que a torna a 11º região metropolitana mais populosa do Brasil. Possui uma geografia contínua, com poucos morros e baixadas, tendo terras planas na maior parte de seu território. O clima predominante em Goiânia é tropical úmido. A vegetação natural predominante em Goiânia é de cerrado e consiste de árvores esparsas, de tronco retorcido, bem como de plantas rasteiras.
Economia: Pelo fato de ser a capital do Estado, de fazer parte do eixo econômico Goiânia-Anápolis-Brasília e de estar localizada no centro de uma das maiores área agropastoris do mundo Goiânia tornou-se sede de uma economia bastante dinâmica. Os setores econômicos em que mais se destaca são: o comércio varejista, as indústrias de alimentos e roupas, e os serviços.
Turismo: A cidade é um dos maiores indutores de turismo na região centro-oeste, tendo vários teatros, parques e opções de lazer. Goiânia conta com várias construções baseadas no art déco. Possui cerca de 30% de seu território contendo áreas verdes, um diferencial da maior parte das capitais brasileiras.
- Antiga Estação Ferroviária
- Memorial do Cerrado
- Parque Zoológico de Goiânia
- Jardim Botânico de Goiânia
- Parque dos Buritis
- Planetário de Goiânia
- Teatro Goiânia
- Parque Ecológico de Preservação Ambiental e Florestal "Ulisses Guimarães"
- Catedral Metropolitana de Goiânia
- Centro Cultural Martim Cererê
- Centro Cultural Oscar Niemeyer
- Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga
- Museu Pedro Ludovico Teixeira
- Museu de Arte Contemporânea de Goiânia
Anápolis
História: O surgimento de um pequeno povoado às margens do Ribeirão das Antas foi marcado no século XVIII pelos tropeiros que iam em direção às lavras de ouro em Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Santa Cruz, Silvânia e Goiás.
O pequeno povoado se tornou o município Freguesia de Santana e a partir de 31 de julho de 1907 passou a se chamar Anápolis. Na década de 70 tornou-se Área de Segurança Nacional abrigando a Força Aérea.
Geografia: Anápolis é o terceiro maior município em população do estado de Goiás, sua população é de 334.613 habitantes. O município tem relevo ondulado, fazendo parte do planalto central brasileiro. O Clima do município é do tipo tropical de altitude. Anápolis possui um clima ameno na maior parte do ano.
Economia: Anápolis é a principal cidade industrial e centro logístico do Centro-Oeste brasileiro. Possui diversificada indústria farmacêutica, forte presença de empresas de logística e atacadistas de secos e molhados, economia forte e bem representada. Sua economia está voltada para a indústria de transformação, medicamentos, comércio atacadista, indústria automobilística e também a educação.
Turismo: O turismo em Anápolis conta com atrativos como a Base Aérea de Anápolis, o turismo de negócios - em razão da grande concentração de empresas no Município - e o turismo religioso, com renomados eventos promovidos pelas igrejas católicas, denominações evangélicas e pela comunidade espírita. Dentre os pontos turísticos dentro da cidade, podemos citar ainda: o Parque Ambiental Ipiranga, o Parque JK, o Central Parque da Juventude, o Parque da Matinha e o Museu Histórico de Anápolis.
Águas Lindas de Goiás
Historia: Águas Lindas de Goiás, antes conhecida como Parque da Barragem, pertencia ao município de Santo Antônio do Descoberto. Segundo moradores pioneiros, a origem deste nome deve-se a uma homenagem à nascente Águas Lindas. Há uns 15 anos havia apenas cerrado, com algumas fazendas e chácaras na região e um clube chamado Águas Lindas. A emancipação do município se deu após um abaixo assinado conduzido por lideranças locais, culminando com o plebiscito no Parque da Barragem, realizado em 12 de outubro de 1995.
Geografia: População de 159.378 habitantes, tem relevo de serras, chapadas e planalto em grande parte do território. Presença de depressão na região norte do estado. O clima é tropical, vegetação de cerrado com faixas de floresta tropical.
Economia e Turismo: Não achei
Rio Quente
Historia: Este paraíso de águas termais foi descoberto no ano de 1722, pelo bandeirante Bartolomeu Bueno Filho, que deparou com o rio de águas quentes. Desde então a notícia espalhou e a região passou a ser constantemente visitada. A cidade foi tida como “Patrimônio de Caldas Novas” até 11 de maio de 1988 quando após um plebiscito, os votos favoráveis à sua emancipação foram vencedores.
Geografia: Atualmente, a cidade conta com 4.311 habitantes. Situa-se numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, Está próximo ao município de Caldas Novas, cidade turística que junto a Rio Quente formam a maior estância hidrotermal do mundo.
Economia: O foco maior e a sua principal economia é o turismo, recebendo um número cada vez maior de turistas estrangeiros.
Turismo: Em Rio Quente também fica o Rio Quente Resorts com suas piscinas naturais, o Hot Park, maior parque de águas quentes do mundo e a Praia do Cerrado a maior praia artificial do mundo com água termal.
Luziânia
Historia: O Município de Luziânia (antiga Santa Luzia) tem sua origem vinculada à mineração, que no século XVIII motivou muitos sertanistas ao desbravamento das terras centrais do Brasil. Deve-se ao paulistano Antônio Bueno de Azevedo a primeira penetração no território que constitui hoje o município de Luziânia quando em fins de 1746, acompanhado de amigos e inúmeros escravos, partiu, da localidade de Paracatu – MG, rumo ao noroeste, até alcançar as margens de um rio ao qual denominou São Bartolomeu, em homenagem ao santo do dia. Em dezembro daquele na, seguiu viagem rumo oeste, fixando residência no local a que a denominou Santa Luzia, em 13 de dezembro de 1746. A fundação do povoado prendeu-se à mineração de ouro existente na região, cuja extração intensificou-se a ponto de, em pouco tempo, contar com cerca de dez mil pessoas, inclusive escravos.
Geografia: A população de Luziânia é de 188.181 habitantes. Em termos demográficos, é uma das maiores cidades do estado de Goiás.
Economia: A economia está centrada na produção agrícola – grãos, tomate e frutas – e na agroindústria. No município existem grandes indústrias cuja produção atende ao mercado interno e também à exportação. O município recebe forte influência da capital federal, tanto na oferta de serviços, como na produção de bens econômicos. Grandes empreendimentos agroindustriais estão instalados neste município, os quais concorrem para o desenvolvimento da sua economia. Na pecuária e agricultura, o principal destaque é o Vale do Pamplona, na divisa com Cristalina, a região com melhor sistema de irrigação do País. Luziânia destaca-se como um dos principais produtores de feijão, trigo e sorgo do Estado.
Turismo: Além do turismo histórico e cultural, Luziânia também proporciona ao turista alguns pontos de atração cada vez mais concorridos. Entre eles, o Morro da Canastra, o canal do Rio Corumbá, o Palácio das Andorinhas, a Serra dos Angicos, o Balneário SaiaVelha, além do lago da usina de Corumbá IV.
Introdução
Goiás, estado brasileiro, fica no leste da região Centro-Oeste. O nome do estado origina-se da denominação da tribo indígena guaiás. Vem do termo tupi gwa ya que quer dizer indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça.
É um estado localizado na região do Planalto Central. O clima goiano é o tropical semiúmido. A maior parte da vegetação é composta por Cerrado.
A economia goiana é promissora, ampliando a cada dia que passa os seus horizontes, buscando a superação dos desafios ainda presentes para o seu processo desenvolvimento.
Em Goiás, o turismo vem despontando como uma atividade econômica promissora. Municípios goianos têm possibilidades e recursos diferenciados para explorar essa atividade.
Conclusão
O desenvolvimento deste trabalho nos proporcionou um maior conhecimento com relação a algumas cidades do nosso estado. A História está a muito esquecida, e é através de trabalhos como estes que podemos conhecer melhor. Aqui conhecemos peculiaridades e vimos quão importante nosso estado é em âmbito Nacional.
...