Climatologia No Ensino Fundamenta E Medio
Trabalho Escolar: Climatologia No Ensino Fundamenta E Medio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jcalipio2014 • 23/3/2014 • 1.967 Palavras (8 Páginas) • 1.405 Visualizações
Projeto de Prática
Título do Projeto Plano de Aula – Climatologia
Entrega do Projeto 12ª semana
1. Introdução
Esse projeto de prática visa que o aluno do curso de graduação em Geografia tenha contato com a disciplina Climatologia em livros didáticos atuais e compreenda como elaborar um Plano de Aula sobre essa temática. Além disso, por meio da pesquisa, o aluno terá contato com materiais que futuramente poderá utilizar em sala de aula. De modo que, esta forma interfere na construção e (re) construção da Geografia escolar, verificando-se a relação entre formação inicial do professor e a qualidade do ensino ministrado nas escolas proporcionam contribuições a melhoria do processo ensino-aprendizagem desta disciplina.
2. Objetivos
Primeiros contatos com a disciplina Climatologia no ensino de Geografia.
Contato com material didático e elaboração de plano de aula abordando a Climatologia.
3. Metodologia
1ª etapa: pesquisa nos PCNs de Geografia
Inicialmente, você deverá analisar os PCNs do Ensino de Geografia, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio e identificar em qual ano é abordada a climatologia.
2ª etapa: seleção de obras e análise da metodologia de ensino da climatologia
Nesta etapa, você deverá selecionar 3 livros didáticos à sua escolha e comparar a forma como a climatologia é trabalhada em cada um deles, ou seja, verifique se a abordagem é semelhante ou não, quais as diferenças, quais as principais semelhanças.
3ª etapa: elaboração do Plano de Aula
Nesta última etapa, escolha um dos livros pesquisados e elabore um Plano de Aula com o tema Climatologia, identificando para qual ano o mesmo se destina, os objetivos, a metodologia utilizada e as formas de avaliação.
3.1 Abordagens da climatologia nos Ensinos Fundamental e Médio.
A proposta pedagógica conforme os PCNs para o Ensino Fundamental já tem início no 4º ano em contribuir em um avanço do conhecimento relacionado à como ensinar noções de Climatologia para crianças nessa fase cognitiva de seu aprendizado. Assim, a abordagem do conceito de clima e tempo no Ensino fundamental se estende do 4º ao 9º anos, com abordagens pedagógicas diferenciadas e propostas diversificadas, que vão desde o cumprimento dos conteúdos determinados por lei até a flexibilização desses em relação às realidades locais. Castro (1997) afirma que,
“[...] valorizar o conceito de clima é valorizar a capacidade de apreensão que os alunos têm com relação à importância do tempo na transformação do espaço geográfico”.
O estudo da Climatologia para o Ensino Médio, já a partir da 2ª série já correlacionam as formas de ocupação do espaço geográfico e as consequências no meio ambiente pelas transformações antrópicas sobre a natureza. A utilização de fatos concretos, visíveis e palpáveis é um recurso para se chegar à compreensão dos fenômenos terrestres. Assim como as leis que regulam a dinâmica do tempo atmosférico, os climas e as estações do ano, compreendendo suas relações com as paisagens, os tipos de solo, de relevo, de vegetação, a organização das bacias hidrográficas e o regime dos rios criando as condições subjetivas para que os processos que regulam essas leis sejam entendidos assim como a sua importância para a vida sobre a Terra.
3.2 Abordagens de Climatologia no livro didático.
Para a análise escolhi três livros didáticos de geografia, relativos ao Ensino Médio. Para a escolha dos livros analisados, levei em consideração, que eles estão sendo utilizados nas escolas onde foram aprovados no sistema PNLD 2012 e por sugestão dos professores dessas escolas. A amostra selecionada procurou trazer as mais diferentes abordagens do tema climatologia, refletindo posicionamentos bastante distintos dentro do ensino de Geografia com ênfase a Climatologia. São eles:
“Ser Protagonista 1,2 e 3”, Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena.
Livro didático Ser Protagonista 1
Sua fundamentação apoia-se em algumas premissas básicas: o espaço
Geográfico deve ser apreendido em sua complexidade; os conceitos natureza e sociedade são indissociáveis; os conteúdos da Geografia devem ser abordados.
O volume 1 contém 248 páginas e seu conteúdo está organizado em 4
Unidades, subdivididas em 17 capítulos. A Unidade 2 – A dinâmica da natureza é composta por 4 capítulos é abordada conceitos sobre o tempo e o clima.
Imagem 1: Capa do livro de Geografia “ Ser Protagonista 1”, Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena.
Livro didático Ser Protagonista 2
O volume 2 contém 264 páginas e divide-se em 4 unidades e 18 capítulos com o seguinte conteúdo: Unidade 1 - Paisagens naturais, composta por 4 capítulos: 1. Dinâmica climática
Imagem 2: Capa do livro de Geografia “ Ser Protagonista 2”, Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena.
Livro didático Ser Protagonista 3
O volume 3 contém 248 páginas e se divide em 4 unidades e 16 capítulos.
Já no capítulo 13. Geopolítica dos recursos naturais; e o 15. Geopolítica dos alimentos. Influenciadas a condições climáticas.
Imagem 3: Capa do livro de Geografia “ Ser Protagonista 3”, Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena.
A
...