ATPS DE MET. DO ENSINO FUNDAMENTA
Por: sueugenio • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.148 Palavras (13 Páginas) • 408 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
ALUNA: SUELY EUGÊNIO MAGALHÃES RA: 1299107519
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação da Tutora Moniki Sabino.
POLO UNIEDUCAÇÃO 7109
GOIÂNIA 2015
INTRODUÇÃO
Educação no Brasil é garantida por lei, o MEC, é o responsável por fazer cumprir essa lei, garantindo a todas as crianças o direito a educação desde seus primeiros anos, sem distinção de raça, cor, posição social ou religião. A educação infantil e o ensino fundamental são dados a todos, com locais adequados e profissionais qualificados para atender essas crianças. A LDB garante com as diretrizes e bases da educação coordenam a forma pedagógica, de um jeito organizado e por etapas o ensino nas escolas para essas crianças, aproveitando a inserção do ensino de nove anos introduzido na educação, onde a criança entra mais cedo na escola, procurando desta forma ampliar o tempo escolar objetivando mais conhecimento de uma forma menos corrida, claro que não se pode esquecer que pode se ter desvantagens quanto, mas e prevendo as desvantagens pode se corrigi-las com a adequação das escolas a nova realidade e dos profissionais que irão receber esses novos alunos. Também faz parte da educação a organização auxiliar, que tem o papel de melhorar o espaço onde os alunos vão estar em uma escola, com organização, estruturada de forma correta, assim os alunos terão um ambiente mais adequado para aprendizado, ambiente limpo arejado com os espaços certos e separado corretamente, todos os profissionais devem ser preparados e organizar o espaço escolar de forma a colaborar com a educação da criança desde o diretor até o pessoal da limpeza, tem papel importante que contribui para um melhor ensino. E garantido também que os profissionais da educação infantil e fundamental sejam profissionais formados com diploma superior obrigatório para as escolas públicas, obedecendo a essas normas a educação pode ser de qualidade, esse e o objetivo a seguir deste trabalho.
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL E AS ATRIBUIÇÕES DO MEC
A educação brasileira tem seu início com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, sendo estes dois os ensinos básicos, com o objetivo de dar o direito a todos à formação inicial para o exercício da cidadania, consequentemente levando a uma sequência de estudos que o levara ao ensino superior e a inserção na sociedade e no mercado de trabalho.
Mas para que isso ocorra de uma forma organizada, e sem pular etapas é preciso que as diretrizes de ensino sejam aplicadas e obedecidas pelas instituições de ensino. O MEC é o responsável por repassar essas diretrizes e bases da educação, deste modo busca garantir um ensino de qualidade, garantindo a todos o direito a educação, independente da classe social, local onde vive religião, raça e cor.
A educação de ensino infantil e ensino fundamental é garantido por lei constitucional, às crianças nos primeiros anos, são lhes assegurado o direito ao ensino, muitas vezes, porém esse direito e negligenciado por quem deveria oferecer esse ensino, etapas de ensino essenciais para o desenvolvimento da criança, são puladas isso cobra seu preço na próxima etapa, pois o aluno não desenvolveu o que podia ter desenvolvido e isso lhe causara dificuldade.
A educação infantil tem o objetivo de desenvolver as principais funções do ser humano, como intelecto, o social, o psicológico e conhecimento de corpo, essa educação é oferecida aos três e quatro anos em creches e de cinco a seis anos nas pré- escolas, nessa etapa as crianças, são acompanhadas por apenas um professor. No ensino fundamental é dividida em duas etapas que são fundamentais I (1º ao 5º ano) e II (6º ao 9º ano) este ensino acompanha as matérias principais e essenciais como: português, matemática, geografia, ciências, história, educação física, artes, língua estrangeira como espanhol e inglês e ainda acesso a informática com espaço próprio e os equipamentos necessários e professores qualificados.
Todas essas diretrizes são estabelecidas pelo MEC para o bom funcionamento da educação em seus primeiros anos e assim sucessivamente, para que o resultado seja uma boa e correta alfabetização, para que as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Espera-se que o ensino brasileiro dentro das atribuições do MEC, que tem o dever de garantir uma educação de qualidade a todos de forma igualitária, com espaços adequados, professores qualificados, e materiais didáticos de qualidade.
Com uma pratica pedagógica que propicie o desenvolvimento integral da criança em todos os sentidos nos seus primeiros anos, com foco na linguagem, expressão, brincadeiras, na absorção do conhecimento e na interação e convívio social com os colegas.
O MEC ao longo dos seus 80 anos sempre buscou promover um ensino de qualidade, desde a educação básica ao ensino superior. Com o lançamento do plano de desenvolvimento da educação (PDE) em 2007 o MEC vem reforçar uma visão sistêmica da educação, com ações integradas dos governos sem disputas de espaços e financiamentos. No PDE, investir na educação básica significa investir na educação profissional e superior garantindo um futuro melhor para cada criança e o seu desenvolvimento total para uma interação na sociedade e facilitando o seu ingresso no mercado de trabalho.
Formando indivíduos críticos para lidar com os problemas adversos do dia a dia, tornando a sociedade mais intelectual e conscientizada do quão importante e uma aprendizagem de forma correta respeitando o tempo e ampliando os conhecimentos da criança. O investimento na educação é de suma importância, pois se investe no futuro da nação, visando criar pessoas pensantes de conhecimentos amplos, que objetivam crescer e deste modo o país tende ao desenvolvimento e crescimento em um âmbito moderno.
O país que prioriza a educação em seu meio, tem como resultado o crescimento moderno e elevado do mesmo, tendo um futuro de ascensão intelectual, onde crianças se tornam adultos preparados para suas funções na vida e nos trabalhos diários. Priorizar a educação é estar garantindo um futuro melhor para as crianças que serão adultos capacitados e preparados para as funções que lhe foram atribuídas, com isso também o futuro do país, é um dever do estado e um direito de todos, a busca de uma melhor qualificação seja na vida profissional ou social.
...