Como usar artes visuais em sala de aula
Por: 02--02 • 12/11/2016 • Monografia • 3.573 Palavras (15 Páginas) • 791 Visualizações
UNIMESVIRTUAL UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS[pic 1]
CURSO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
EDNA MARIA SOARES
JANE ACÁCIA DE OLIVEIRA PÁDUA
ANTÔNIA NÁDIA ALMEIDA MATOS
DALTINÉIA DE ASSIS FERREIRA
O USO DE ARTES VISUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Santos –SP 2015
UNIMESVIRTUAL UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS[pic 2]
O USO DE ARTES VISUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Artigo apresentado ao curso de Geografia da Faculdade Metropolitana de Santos, como requisito à obtenção do título de Licenciatura em Geografia, sob a orientação da Professora Jenifer De Freitas Sabatini.
Santos – SP
2015
RESUMO
O presente trabalho apresenta o tema O uso de artes visuais no ensino de geografia. Tendo como objetivo apresentar diferentes concepções sobre como uso de artes visuais nas salas de aula podendo melhorar significativamente o ensino-aprendizado dos alunos e também o empenho dos professores. O ensino de Geografia vem acompanhando as grandes mudanças, e não se trata apenas de relevo, clima ou características de uma região, hoje a Geografia deixa de ser voltada em estudos somente da natureza para tratar também amplamente dos conflitos mais humanos possíveis, e nisso engloba a situação do mundo que é muito complicado tanto no aspecto social e político quanto no aspecto econômico, com o surgimento de grandes avanços tecnológicos possibilitou uma melhora de qualidade de vida. Trabalharemos com o filme “O homem que plantava árvores” do autor Frédéric Backavés, com esse tipo linguagem podemos perceber como os filmes podem influencias os alunos a fazer boas ações. Assim torna-se mais fácil encontrar respostas para os problemas existentes, ao professor cabe apontar diferentes caminhos e as prováveis medidas de resolução de algumas situações. Inserir diferentes linguagens visuais como vídeos, fotografias, desenhos entre outros no ensino de geografia seria um complemento a mais que chamasse a atenção dos educandos fazendo com que as aulas tradicionais que trazem somente o uso do livro didático, o quadro, o giz e mapas se tornassem mais enriquecedoras e prazerosas tanto para os educadores quanto para os alunos. Assim podemos perceber que o uso das artes visuais no ensino de geografia tornará as aulas mais atrativas despertando o interesse e incentivando mais e mais os futuros profissionais da nossa sociedade.
Palavra-Chave: Ensino aprendizagem. Artes visuais. Geografia.
Introdução
O objetivo deste trabalho é demonstrar que através da linguagem artística e com o uso das novas tecnologias possa-se colocar no estudo da Geografia, ou na matéria estudada, alguma programação de arte visual como: vídeo-aula, teatro, dança, filme, etc. E inserindo alguns desses tópicos de artes visuais o aluno se interessará sobre o assunto, pesquisará mais, participará mais da aula com discussões, ideias e pensamentos sobre o tema. E assim no final do período ou bimestre o professor e a equipe pedagógica da escola poderá perceber melhoramento do aluno no conteúdo e tendo como auxilio as artes visuais em sala de aula é algo importante. Outro objetivo da pesquisa foi ressaltar a importância do uso de artes visuais no ensino de geografia, destacando ela como recurso didático que auxilia o professor dentro da sala de aula. Vivemos em um mundo repleto de tecnologias e essas trazem consigo várias oportunidades de inserir no ambiente escolar diferentes linguagens aprimorando e aperfeiçoando o conhecimento dos alunos e auxiliando também o educador a ministrar suas aulas.
A importância de pesquisar novas linguagens no ensino da Geografia é um elemento fundamental para formação de alunos, e é necessário e indispensável o uso da linguagem artística, pois é através dela que podemos fazer com que os alunos se interessem cada vez mais pelo ensino e que possam com essa nova mudança se sentir mais confiantes e mais interessados. As mudanças precisam acontecer o mais rápido possível nas escolas, para que tanto os alunos quanto os professores possam ter um melhor aproveitamento e interatividade entre si. As novas tecnologias permitem que haja uma maior possibilidade de avanços no ensino da geografia, pois os diferentes tipos de linguagem auxiliam no processo de ensino-aprendizagem e com uso dessas fontes o professor tem uma maior facilidade de passar aos alunos o que eles precisam entender.
A metodologia da pesquisa consistiu-se em uma séria observação de formas diferenciadas de estudo na Geografia, todos os envolvidos no processo educacional da escola devem definir quais serão as formas usadas (teatro, vídeo-aulas, etc) e quantas vezes em um devido tempo essas atividades deverão ser colocadas no planejamento escolar. O professor poderá utilizar essas formas diferenciadas e montar grupos de pesquisas sobre o assunto, já que houve algo diferenciado e mais rico do que os livros didáticos que muito são usados no dia-a-dia de uma escola. Quanto mais rico e diversificado um planejamento escolar, maior será o desenvolvimento do aluno.
Segundo Moran
(...) a televisão, o cinema e o vídeo, CD ou DVD, os meios de comunicação audiovisuais, desempenham indiretamente um papel educacional relevante. Passam-nos continuamente informações interpretadas, mostram-nos modelos de comportamento, ensinam-nos linguagens coloquiais e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento de outros. A simples introdução dos meios e das tecnologias na escola pode ser a forma mais enganosa de ocultar seus problemas de fundo sob a égide da modernização tecnológica. O desafio é como inserir na escola um ecossistema comunicativo que contemple ao mesmo tempo: experiências culturais heterogêneas, o entorno das novas tecnologias da informação e da comunicação, além de configurar o espaço educacional como um lugar onde o processo de aprendizagem conserve seu encanto. (2005) apud Mello 2007
...