Comparação Dos PCN's
Artigos Científicos: Comparação Dos PCN's. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geo_brasil • 13/1/2014 • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 360 Visualizações
Comparação dos PCN’s com o plano de aula do ensino fundamental
Introdução:
Este trabalho tem como objetivo realizar a análise comparativa dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), em relação ao plano de aula do terceiro ano do segundo ciclo. Neste sentido os professores utilizam como base para o desenvolvimento de suas atividades em ensino o PCN, este generaliza a forma de aplicação do ensino nas escolas brasileiras, dessa forma os professores conseguem aplicar o ensino de maneira uniforme.
Análise dos Objetivos:
Conforme observado nos PCN’s, o objetivo deste se relaciona ao conhecimento e organização do espaço e a dinâmica de suas múltiplas relações, compreendendo o papel da sociedade e a integração dos diversos conceitos geográficos locais e regionais, pretendendo aproximar o aluno de sua realidade integrada aos conceitos geográficos aprendidos no ambiente escolar.
Ao analisar o planejamento anual de geografia do terceiro ano do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Estadual Senador Camilo Chaves, compreendeu-se que a principal meta da escola ao elaborar o respectivo plano é atribuir ao aluno compreensão dos direitos políticos, da evolução técnico-científica e as mudanças sócio-culturais, correlacionando esse conhecimento com seu meio social.
Entretanto, constatou-se que essa proposta possui uma grande diferença da encontrada nos PCN’s, no que tange a questão de que nessa etapa do ensino, devem-se revelar as interações sócio-ambientais, e não os fatores sócio-políticos, pois estes são demasiado abstratos para os alunos dessa faixa etária. Assim, os objetivos propostos pela instituição de ensino não atendem aqueles encontrados nos PCN’s, de forma que, o plano escolar pode estar além do alcance abstrativo do estudante, pois tratam assuntos exteriores à realidade vivida pelos mesmos.
Análise dos conteúdos:
Em relação aos conteúdos disciplinares, os PCN’s focam a necessidade de que o aluno deve conhecer o local onde vive, as relações dos seres sociais com a natureza e a sensibilização do indivíduo em sua constante interação e transformação do ambiente. Este evoca também a qualidade da geografia enquanto facilitadora do conhecimento do espaço e a responsabilização do aluno como cidadão, chamando a atenção para conteúdos como a multiculturalidade existente no Brasil, a necessidade do respeito mútuo, promovendo através deste, a percepção das relações com o espaço e das diferenças socioculturais que marcam a sociedade brasileira.
Ademais, os PCN’s consideram relevante o trabalho conceitual de elementos geográficos (espaço geográfico, paisagem, território e lugar) interrelacionando estes com fatores sociais, objetivando tornar tangível para o aluno os fenômenos de transformação causados pelo homem na natureza através da técnica. Contudo não é possível apreender todos estes aspectos sem um recorte temporal apropriado, ao ponto que, os Parâmetros Curriculares Nacionais reforçam a necessidade do contexto histórico vivido pelo aluno ser utilizado como base para o ensino que deve desenvolver as capacidades cognitivas do indivíduo em coerência com sua realidade local e temporal, finalmente colaborando para aprimorar a qualidade de pesquisador do aluno que deve interpretar as informações ao seu redor, e construir procedimentos de análise com os quais possa definir seu conhecimento geográfico ao longo de todo seu período escolar.
Quanto ao plano de aulas analisado, observou-se que ocorre pouca sistematização dos conteúdos referidos nos PCN’s de geografia, são trabalhados os conceitos geográficos supracitados, gradualmente, considerando a importância de se focar a aproximação destes com realidade local do aluno. Igualmente, percebe-se a preocupação de construir um saber sócio-cultural no aluno, como exposto nos capítulos do livro didático, porém na parte que trata de conteúdos sociais faltam exemplos de aplicação destes no recorte local. No entanto, o conteúdo do livro didático se refere especificamente a cidade de São Paulo, como exemplo de contexto espacial, o que dificulta o entendimento do aluno e a utilização do livro pelo professor de outras regiões. Contudo é importante observar que o livro é apenas uma das ferramentas de ensino em posse
...