Conceito Geral De Filosofia
Pesquisas Acadêmicas: Conceito Geral De Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joaofilo • 21/5/2014 • 558 Palavras (3 Páginas) • 526 Visualizações
Filosofia
Significado da palavra
Palavra criada por Pitágoras, é composta de duas palavras vindas do grego, sendo elas: Filos, que significa amor, amizade e Sofia, que é traduzida como sabedoria, conhecimento.
O que é o Filósofo?
É um indivíduo com curiosidade sobre as verdades do universo, que busca o conhecimento para si e para os outros tentando entender a condição humana. O filósofo é o que busca o saber, não o que o possui.
O que é a Filosofia?
É a busca pelo conhecimento, sendo ele dividido em variados gêneros como: conhecimento cultural, conhecimento religioso, conhecimento científico entre outros. Existem vários tipos de filosofia, como a do ser e a do conhecimento, geralmente as mais discutidas e pensadas.
O conhecimento filosófico surge quando o indivíduo questiona algo ou alguém, podendo ser a si mesmo. Este questionamento vai gerar uma busca por respostas, respostas essas que podem ser suficientes ou não para a dúvida. Os questionamentos sobre a verdade de algo são o ponto inicial para a evolução do conhecimento, pois dificilmente descobriríamos algo espontaneamente, sem nos questionarmos antes sobre aquilo.
História da Filosofia
Nascida na Grécia antiga, a palavra Filosofia foi criada por um pensador chamado Pitágoras e foi tida como um saber específico por muito tempo, mas nos dias atuais tem seu significado como uma atitude em relação ao conhecimento.
A história da filosofia antiga é dividida em três períodos maiores: período pré-socrático, Grécia clássica e a época helenista. Chamado de período pré-socrático por ter filósofos que viveram antes de Sócrates, este período investigou a origem das coisas e as mudanças da natureza. Tales de Mileto foi o homem que tentou caracterizar a matéria era feito o mundo, dizendo que esta matéria fundamental era a água. Existiram outros filósofos que diziam ser o fogo ou a terra, até mesmo a junção dos elementos , mas em diferentes escalas. A Grécia clássica foi o período que teve os maiores pensadores da antiguidade: Sócrates, Platão e Aristóteles. Estes foram de suma importância para a filosofia, falando sobre os tipos de mundo, podendo ser mundo material e/ou mundo sensível. O terceiro grande período da filosofia antiga foi o helenista, onde as questões filosóficas eram voltadas para princípios morais, dos ideais e da felicidade.
A filosofia na era medieval tentou, por meio da igreja, conciliar os pensamentos greco-romanos com os pensamentos cristãos, tendo o propósito maior de converter pagãos ao cristianismo. A partir do século XII a filosofia começou a ser passada de forma sistemática e foi fortemente influenciada pelos pensamentos de Platão e Aristóteles, neste período a filosofia foi chamada de filosofia escolástica.
A Filosofia Moderna teve grandes mudanças na política, ciências e artes ao redor do mundo, a cultura clássica foi muito valorizadas e a razão passou a ser mais influente que a fé buscando as respostas pela verdade. Este período ocorreu entre os séculos XV e XVI.
Chamada de Filosofia Contemporânea, a filosofia da atualidade teve seu significado dito pelo filósofo Bertrand Russel
...