Contexto da educação básica no Brasil
Tese: Contexto da educação básica no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mell772000 • 15/11/2014 • Tese • 1.038 Palavras (5 Páginas) • 322 Visualizações
Contexto da Educação Básica no Brasil
Por mais que os candidatos afirmem a intenção de dar prioridade à educação, os discursos e debates da campanha eleitoral à Presidência da República estão muito mais voltados, como é de costume, para programas de desenvolvimento econômico, investimentos em infraestrutura, temas macro-econômicos, e pouco tratam do maior desafio brasileiro: como melhorar a qualidade do Ensino Básico nas escolas públicas.
Solução:“Salário justo. Melhorar a estruturafísica e trazer as novas tecnologias para dentro da sala de aula e habilitarprofissionais.
“Toda escola deveria ter um policial, enfermeiro dentro da escola garantindo assim a integridade física dos alunos e funcionários.”
As graves consequências da falta de creche
As pessoas necessitam trabalhar para prover o sustento de suas famílias. Essa função, no passado, cabia quase que exclusivamente ao pai, no papel de chefe da família. Hoje a mulher também participa dessa tarefa e, cada vez mais, existem famílias que são chefiadas por mulheres.
No Brasil e no mundo, a mulher conquistou, com grandes lutas, o direito ao trabalho. Ainda assim, enfrenta grandes obstáculos para mantê-lo. Um dos maiores problemas é onde deixar seus filhos pequenos durante a jornada de trabalho, já que não há vagas em creches em número suficiente para atender à demanda.
É essencial que as crianças, desde a etapa da creche, tenham acesso à educação para que, além da garantia de seu direito fundamental, possam ter um local não só de permanência, mas principalmente de crescimento e desenvolvimento sadios enquanto seus pais estão no trabalho.
O Brasil chegou bem próximo, nos últimos anos, da universalização do ensino para meninos e meninas de 6 a 17 anos de idade. O mesmo não ocorre, entretanto, na faixa etária de até cinco anos de idade. O Censo Demográfico 2010 mostrou que apenas 23,5% das crianças de até três anos frequentavam creches. Isso equivale a dizer que menos da metade do atendimento previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) de 2001, que era de 50% até 2010, foi alcançado.
O acesso à creche é um dos grandes desafios a ser vencido no Brasil. O artigo 208 da Constituição Federal garante às crianças de zero a cinco anos o direito à educação infantil, em creche e pré-escola. Cabe ao Estado aplicar esse direito. Além de ser assegurado constitucionalmente, o é também no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, de 1996) e no Plano Nacional de Educação (PNE, de 2001) – e será também no novo PNE, que está tramitando no Congresso Nacional.
A LDB determina como finalidade da educação infantil “o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Diversos estudos das áreas da neurociência, psicologia e pedagogia demostraram que esta fase da vida do ser humano é decisiva no desenvolvimento cerebral. Até os sete anos de idade o cérebro humano tem uma plasticidade neural maior que em outras épocas da vida, por isso, a falta de incentivo ao desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida afeta a saúde física e mental, o comportamento e a aprendizagem na vida adulta.
Solução: “Aumentar recursofinanceiros, cortando gastos supérfluos.
Controle de natalidadeurgente quanto menos filhos mais vagas
Mapear onde aexiste uma necessidade maior de creches
Ampliar a estruta física, ampliar o horário de atendimento
Aumentar o numero de funcionários, evitando assim a exaustão dos mesmos.
Introdução
Melhoria para carreira de professor
Pesquisa divulgada no início do mês pela fundação educacional VarkeyGems colocou o Brasil em penúltimo lugar entre 21 países em um ranking de valorização de professores,
...