EFEITOS LOCAIS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS ESTUDO DE CASO: INUNDAÇÃO EM MOÇAMBIQUE DECORRENTE DAS CHUVAS DE MONÇÕES
Por: ttabelini • 8/6/2017 • Trabalho acadêmico • 948 Palavras (4 Páginas) • 394 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Instituto de Geociências
Departamento de Geografia
Geografia do Mundo Contemporâneo
Professor: Frédéric Monié
PROJETO
EFEITOS LOCAIS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS
ESTUDO DE CASO: INUNDAÇÃO EM MOÇAMBIQUE DECORRENTE DAS CHUVAS DE MONÇÕES
Alunos:
Maisa Oliveira
Mario Pedrosa
Taiane Tabelini
RIO DE JANEIRO, 08 DE DEZEMBRO DE 2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO....................................................................................................3
1.1. OBJETO........................................................................................................3
1.2. JUSTIFICATIVA...........................................................................................3
1.3. OBJETIVOS...................................................................................................3 1.3.1. GERAL............................................................................................3 1.3.2. ESPECÍFICO...................................................................................3
1.4. METODOLOGIA...........................................................................................4 1.4.1. CONCEITUAL................................................................................4 1.4.2. OPERACIONAL.............................................................................5 - MUDANÇAS CLIMÁTICAS................................................................................
- A GEOGRAFIA DAS MONÇÕES.......................................................................
- INUNDAÇÕES EM MOÇAMBIQUE NO SÉCULO XXI...................................
- AS CONSEQUÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS.....................
- CONCLUSÃO........................................................................................................
- BIBLIOGRAFIA GERAL......................................................................................
1.INTRODUÇÃO
1.1OBJETO
Os efeitos locais das chuvas de monções em Moçambique e as inundações do século XXI.
1.1.2 JUSTIFICATIVA
As mudanças climáticas afetam o globo terrestre de maneiras diferentes. Compreender os impactos proporcionados por essas mudanças em cada parte do planeta é de suma importância para coibir catástrofes oriundas dessas alterações. No pronunciamento realizado na COP21, em Paris o primeiro ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário salientou que “Os países em desenvolvimento enfrentam desafios enormes devido às alterações do clima, com cheias e secas que aumentam de frequência e de intensidade. Há 175.000 moçambicanos afetados pela seca e que precisam de apoio urgente e, em 2016, esperam-se cheias que vão piorar ainda mais a situação”. Neste trabalho procuraremos entender os impactos ambientais referentes as chuvas de monções que causaram inundações em Moçambique nas estações das chuvas de 2009.
1.3 OBJETIVOS
1.3.1 OBJETIVO GERAL
A pesquisa se propõe a analisar os efeitos locais resultantes intensificados pelas mudanças climáticas.
1.3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
- A geografia das chuvas de monções no mundo.
- Entender a influência das mudanças climáticas globais para a intensificação das chuvas de monções em Moçambique.
- Analisar os impactos das inundações ocorridas em Moçambique no ano de 2009
1.4 METODOLOGIA
1.4.1 CONCEITUAL
Para o grupo, o conceito de escala pode ser entendido como:
[...] a escolha de uma forma de dividir o espaço, definindo uma realidade percebida/concebida, é uma forma de dar-lhe uma configuração, um ponto de vista que modifica a percepção mesma da natureza deste espaço, e, finalmente, um conjunto de representações coerentes e lógicas que substituem o espaço observado. As escalas, portanto, definem modelos espaciais de totalidades sucessivas e classificadoras e uma progressão linear de medidas de aproximação sucessivas. (CASTRO, 1995, p.136).
Por mudança climática, entendemos que:
“[...] variação estatisticamente significante em um parâmetro climático médio ou sua variabilidade, persistindo um período extenso (tipicamente décadas ou por mais tempo). A mudança climática pode ser devido a processos naturais ou forças externas ou devido a mudanças persistentes causadas pela ação do homem na composição da atmosfera ou do uso da terra”. (IPCC, p.1)
Por clima, entendemos que:
O clima, por sua vez, é caracterizado pela sucessão habitual dos tipos de tempo, para um determinado local e época do ano (VIANELLO e ALVES, 2000)
Por inundações, concluímos que:
Segundo Castro (2003), as inundações graduais ocorrem quando a água eleva-se de forma lenta e previsível, mantêm-se em situação de cheia durante algum tempo, e a seguir escoam-se gradualmente. Citando os rios Amazonas, Nilo, e Mississipi como exemplos, o mesmo autor mencionou que este tipo de inundação possui uma sazonalidade (periodicidade). Aparentemente, essa inundação não é tão violenta, mas sua área de impacto é extensa.
1.4.2 OPERACIONAL
O desenvolvimento deste projeto se constitui de uma pesquisa bibliográfica acerca das mudanças climáticas, inundações e os seus efeitos em Moçambique em 2009. Este se estrutura em duas partes essenciais: O quão as mudanças climáticas globais interferem em determinada região e as inundações ocorridas em Moçambique (País do Continente Africano) em 2009, evolvendo as causas e consequências deste agravamento.
...