EXPRESSÕES DA MODERNIZAÇÃO NA REGIÃo
Por: lailasantos • 13/11/2015 • Resenha • 353 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
EXPRESSÕES DA MODERNIZAÇÃO NA REGIÃO SULMARANHENSE: uma análise a partir dos impactos socioambientais ocasionados às populações atingidas pela Usina Hidrelétrica de Estreito – UHE.
Laila Santos Silva – Acadêmica do curso de Geografia – CESI/UEMA
laila.lss@hotmail.com
O Brasil é atualmente uma grande potência energética que possui inúmeros rios que disponibilizam a exploração e a instalação de usinas hidrelétricas. No contexto da realidade maranhense, a região Sulmaranhense tem acompanhado nas duas últimas décadas uma gama diversificada de instalação de projetos econômicos. A instalação desses projetos atendem a lógicas e interesses extra-regionais. Populações locais e regionais são impactadas social e ambientalmente, pois estão inseridas de distintas formas nas áreas de influencias destes empreendimentos. Este é o caso da cidade de Estreito, localizada na região Sulmaranhense que ilustra com propriedade estas contradições inerentes à implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito.
Palavras- chave: Exploração, Potência Energética, Usinas Hidrelétricas.
FACES DA MODERNIZAÇÃO NA REGIÃO SULMARANHENSE: reflexões a partir dos impactos socioambientais ocasionados às populações atingidas pela Usina Hidrelétrica de Estreito – UHE.
O Brasil é reconhecido atualmente como uma grande potência energética que possui inúmeros rios que disponibilizam a exploração e a instalação de usinas hidrelétricas. No contexto da realidade maranhense, a região Sulmaranhense tem acompanhado nas duas últimas décadas uma gama diversificada de instalação de projetos econômicos, em particular, projetos vinculados à agricultura moderna pautados no agronegócio, projetos mineradores e os projetos energéticos. A instalação desses projetos de natureza econômica objetivam, sobretudo, atender a lógicas e interesses extra-regionais, ou seja, de fora da região. As populações locais e regionais são impactadas, pois estão inseridas de distintas formas nas áreas de influências destes empreendimentos. Este é o caso da cidade de Estreito, localizada na região Sulmaranhense que ilustra com propriedade estas contradições inerentes à implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito. Assim, este estudo apresenta como finalidade entender o caráter ambivalente que envolve os impactos socioambientais decorrentes da instalação e funcionamento da UHE de Estreito junto às populações ribeirinhas do município de Estreito. Dito isto, é importante ressaltar as impressões e opiniões deste segmento social afim de compreendermos a natureza e os significados dos impactos gerados pelos empreendimentos energéticos no município de Estreito.
...