Educação e ocupação profissional
Por: fksfksfks • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 937 Palavras (4 Páginas) • 153 Visualizações
1. Assista ao vídeo "O espaço geográfico na perspectiva da fragmentação", disponível na Multimídia deste tópico de estudos, e relacione as consequências daquilo que Santos chama de "globalização perversa" para a população, destacando sua análise especialmente sobre o desemprego e a fome no mundo globalizado.
R: Santos deixava claro em seus pensamentos dizendo que o desemprego era considerado algo normal pela globalização, era simplesmente uma condição sofrida pela sociedade para levar a uma maior globalização do país, e a pobreza sendo tratado como naturalidade, como uma coisa normal, e até mesmo banal, já que a população que passa fome é aquela mais carente, e que muitas vezes se encontra distante da sociedade e da vista dos mais ricos. A fome não é uma questão de produção de alimento e sim de distribuição, no brasil a fome se deve à falta de organização da sociedade. Todo ano que passa todos debaterem o assunto da fome não só no mundo como nas próprias cidades, e no final não levando a nenhuma realização concreta para resolver o problema e a cortar o mal pela raiz dando a população mais carente não só o pão mais a forma de adquiri-lo, não só a comida na boca mais a forma de distribuição de trabalho para conquistar seu dinheiro e sua própria condição financeira para comprá-lo.
Uma cadeia que segue em constância pela acelerada globalização, levando o ser humano a se preocupar menos com o próximo e mais com si próprio. A globalização leva o índice de desemprego, a mudança de mercado, o capital de investimento a mudar rapidamente, deixando assim muitos sem conseguir acompanhar, perdidos em meio a falta de especialidades, experiências, tecnologias, perdendo seu próprio valor para a sociedade, se tornando descartável, e inútil, sendo considerado mais um número nos índices de desemprego, levando com o passar dos dias a falta de condição financeira para ele e sua família, com os meses e a falta de emprego a falta de uma alimentação, a continuação da cadeia, globalização – desemprego – fome – miséria.
2. No início deste tópico, apresentamos as ideias principais sobre como Karl Marx desenvolveu sua teoria para explicar as relações que existem em uma sociedade capitalista. Registre, em 8 a 10 linhas, as principais características dos métodos dialético e materialismo histórico propostos por ele.
R: Karl Marx tem seus estudos influenciados pela pratica política da época, do movimento socialista, suas análises sobre a sociedade capitalista da época foi motivo de muitas repercussões pelas questões levantadas por ele.
Uma das principais foi o Materialismo Histórico, que tratava das relações matérias que os homens desenvolvem para poderem produzir os meios necessários para a sobrevivência, afirmando que a produção material de uma sociedade é determinada pela organização política, intelectual, cultural de cada época, a estrutura social tem influencias direta na base de suas leis, normas, e regulamentos, como também em suas crenças, ideologias, e religiões da época.
Para Marx a base material era formada pelas ferramentas que levam a produzir, e pelas relações entre trabalhador e empreendedor. Essa relação gera conflitos entre os proprietários e os que empenham sua força, e energia para o trabalho, levando a novas relações para produção e uma revolução social.
O movimento Histórico possui uma base material, economia obedece a um movimento dialético, a mudança de produção feudal para a produção capitalista da burguesia.
Marx escreveram "A Ideologia Alemã", em 1845/46; o materialismo histórico é o "fio condutor" de todos os estudos subsequentes. Os conceitos básicos do Materialismo Histórico constituem
...