Energia Eolica
Dissertações: Energia Eolica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolleprevost • 18/10/2014 • 508 Palavras (3 Páginas) • 223 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente estudo refere-se a Energia eólica, que vem crescendo por ser uma fonte de energia limpa e inesgotável, que tem como o vento seu principal componente, tendo origem na década de 1970 e sendo muito utilizado em países desenvolvidos. O trabalho irá explicar o que é, como funciona, suas vantagens, desvantagens e etc...
O objetivo deste estudo é mostrar a energia eólica como uma excelente fonte de energia renovável.
Energia eólica
A energia eólica é uma forma indireta de obtenção de energia do sol, uma vez que os ventos são gerados pelo aquecimento desigual da superfície da Terra pelos raios solares. Em outros termos, a energia eólica é a energia do movimento (cinética) das correntes de ar que circulam na atmosfera.
A geração de energia elétrica ou mecânica (em moinhos ou cata-ventos para a realização de trabalhos mecânicos como o bombeamento da água) através dos ventos se dá pela conversão da energia cinética de translação pela energia cinética de rotação através do emprego de turbinas eólicas, quando o objetivo é gerar eletricidade, ou moinho e cata-ventos, quando o objetivo é a realização de trabalhos mecânicos.
A energia eólica é uma forma de obtenção de energia de fontes totalmente renovável e limpa, não produz qualquer tipo de poluente. Sendo por isso, umas das principais apostas no campo das fontes renováveis de energia.
Sua exploração comercial teve início a mais ou menos na década de 70 quando ocorreu a crise do petróleo e os países europeus começaram a investir em outras formas de energia. No Brasil, o custo da geração de energia através dos ventos é de cerca de US$70 a US$80 por MWh, o que a torna competitiva com a energia nuclear e termoelétrica. Só no nordeste brasileiro potencial eólico existente é de 6.000 MW, sendo a região brasileira que apresenta o maior potencial. Até 2003 a Aneel havia registrado cerca de 90 empreendimentos não iniciados para ao aproveitamento de energia eólica que agregariam 6.500 MW a produção nacional de energia elétrica.
O único ponto fraco das turbinas que geram energia através dos ventos é a poluição sonora e a poluição visual. Esta última é menos impactante, e depende mais do ponto de vista particular de cada um. Mas a poluição sonora gerada pelas turbinas, de acordo com a especificação do equipamento, pode inviabilizar a construção destes sistemas muito próximos de regiões habitadas por causar desconforto aos moradores. Entretanto, existem modelos aero geradores de hélices de alta velocidade que produzem menor ruído e são até mais eficientes que os modelos de turbinas de múltiplas pás, mais barulhentos.
CONCLUSÃO
Nesse trabalho abordamos a fonte de energia eólica, produzida a partir da força dos ventos, que é capitada por hélices gerando energia elétrica ou mecânica. Teve inicio comercial na década de 1970 com da crise do petróleo. No Brasil tem abastecido muitas famílias, o nordeste é o maior produtor do país. Sendo sua única desvantagem a poluição sonora. E conclui-se que é uma das melhores formas de obtenção de energias sendo abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares.
...