Energia eólica
Por: jaquelineopes • 2/4/2016 • Artigo • 1.885 Palavras (8 Páginas) • 257 Visualizações
Sumário
Página 02 .............................................................. Introdução
Página 03 .............................................................. Os perigos da Eletricidade
Página 03............................................................... Efeitos da descarga no corpo
Página 04................................................................ Medidas de prevenção
Página 05................................................................ Cuidados com os raios
Página 06 .............................................................. Reação do corpo humano
Página 07 .............................................................. Conclusão
Página 08 ............................................................... Bibliografia
Introdução
O presente trabalho é sobre Os Perigos da Eletricidade de todo modo, mais concretamente sobre os riscos da eletricidade em nossa casa, pois ela está presente em nosso dia à dia, e alertamos sobre os perigos e os métodos de prevenção de acidentes domésticos com eletricidade, que segundo dados tem ocorrido cada vez mais; aborda também os perigos das descargas elétricas transmitida através dos raios durante tempestades e mostra maneiras de tentar se proteger desses fenômenos naturais; explica como o corpo humano reage a essas descargas elétricas em diferentes tamanhos, e qual a carga máxima que um corpo pode aguentar.
São objetivos desse trabalho, passar uma aprendizagem melhor de um tema que é tão presente na nossa vida, e que é necessária nas nossas vidas, porém muito perigoso se não usado de maneira segura e com as devidas precauções.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas entrevistas jornalísticas e informações diárias.
Os Perigos da Eletricidade
Qualquer atividade biológica, é originada de impulsos de corrente elétrica. Se essa corrente fisiológica interna somar-se a uma outra corrente de origem externa, devido a um contato elétrico, ocorrerá no organismo humano uma alteração das funções vitais normais que, dependendo da duração da corrente, pode levar a pessoa à morte. Uma pesquisa da ABRACOPEL (Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade) revela que 86% dos entrevistados já levaram algum tipo de choque elétrico, sendo que destes, 23% foram causados por eletrodomésticos, 22%pelos chuveiros e 20% em tomadas e trocas de lâmpadas. Estes dados revelam que a maioria das pessoas não desliga a chave geral de energia antes de realizar algumas tarefas que envolvem eletroeletrônicos. Mas isso se deve a falta de informação e atenção ao manusear tomadas e aparelhos movidos a energia elétrica.
Os efeitos principais que uma corrente elétrica produz no corpo humano são quatro: tetanização, parada respiratória, queimadura e fibrilação ventricular.
Tetanização:
Ocorre quando o corpo humano é atravessado por uma corrente elétrica. As frequências de 50 e 60 MHZ são mais do que suficientes para produzir a tetanização completa. A pessoa em contato com a peça sob tensão pode ficar "agarrada" a ela. Dependendo do tempo de contato, o indivíduo pode perder a consciência e até morrer. Se a corrente for mais elevada, provocará a repulsão do indivíduo a uma certa distância.
Parada respiratória:
Se a corrente for maior do que o limite que a pessoa pode suportar e ter forças para largar, pode ocorrer uma parada respiratória. Deve-se fazer respiração boca a boca na vítima afim de evitar a asfixia e lesões cerebrais graves.
Queimaduras:
As queimaduras são tanto mais graves quanto maior a densidade de corrente e quanto mais longo o tempo de exposição a corrente .
Fibrilação ventricular:
Ao receber uma corrente elétrica as fibras do coração passam a receber sinais elétricos excessivos e irregulares, as fibras ventriculares ficam super estimuladas de maneira caótica e passam a contrair-se de forma desordenada, uma independente da outra, de modo que o coração não pode mais exercer sua função.
Medidas de prevenção e segurança
Primeira dica: Quando for trocar lâmpada, instalar ou dar manutenção em chuveiros e outros equipamentos ligados permanentemente à rede elétrica, é necessário desligar a chave da energia na caixa de distribuição.
Segunda dica: O uso exagerado do chamado “T” ou benjamim e extensões em geral é muito perigoso pode causar sobrecargas elétricas, curtos-circuitos e até incêndio devido ao super aquecimento de componentes que culminam, o mais indicado é se o usar o Clamper Multi Energia, que é dotado de 8 tomadas e os devidos certificados de segurança.
Terceira dica: Não use jamais aparelhos eletroeletrônicos durante o banho, logo após sair do chuveiro é um momento perigoso, a água é um excelente condutor de corrente elétrica, sendo assim, o seu corpo molhado também conduzirá energia, causando um grave acidente.
Quarta dica: Crianças são curiosas e muito ativas. Existem tampas para impedir que os pequenos introduzam seus próprios dedos e utensílios metálicos nas tomadas, e muita atenção com fios descapelados.
Quinta dica: Procure sempre ter certeza da voltagem da rede elétrica e prefira aparelhos bivolt, que funcionem tanto em 110v quanto em 120v.
Sexta dica: Uma vistoria anual é mais do que necessária para a manutenção preventiva da rede elétrica na residência, o que pode evirar acidentes e prejuízos materiais.
Além dessas dicas, devemos sempre lembrar que, em caso de acidentes providencie o socorro imediatamente ligando para os bombeiros pois é preciso e rápido, os primeiros minutos após o choque são vitais para o acidentado, não toque na vitima ou no fio elétrico sem saber se existem passagem de eletricidade, se não for possível desligar a chave geral, remova o fio ou a vitima com a ajuda de matérias secos não condutor de energia, como a madeira, cabo de vassoura, jornal dobrado, cano plástico, etc e, ao carregar a vítima, tome muito cuidado para não complicar eventuais lesões, principalmente na coluna vertebral.
Tome todas essas precauções e fique livre de imprevistos, acidentes e prejuízos!
Cuidados no caso de tempestades com raios
Os raios podem ser perigosos. Quando raios estão caindo próximo, você esta sujeito a ser atingido diretamente por eles. A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1 milhão. Entretanto, a maioria das mortes e ferimentos não são devido a incidência direta e sim a efeitos indiretos associados a incidências próximas ou efeitos secundários dos raios e efeitos secundários normalmente associados com incêndios ou queda de linhas de energia induzidos por descargas que venham a atingir uma pessoa.
Se possível, não saia para a rua ou não permaneça na rua durante tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Nestes casos, procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios; em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis; em grandes construções com estruturas metálicas; em barcos ou navios metálicos fechados; e finalmente em desfiladeiros ou vales. Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica. Se estiver na rua, evite: segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe; empinar pipas e aeromodelos com fio; andar a cavalo; nadar; e ficar em grupos.
...