TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilíbrio Isostático

Exames: Equilíbrio Isostático. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  5.163 Visualizações

Página 1 de 2

A isostasia, ou equilíbrio isostático pode ser explicado como um processo de compensação de peso de um corpo menos denso e um corpo mais denso, como por exemplo, o gelo sobre a água, esse processo ocorre na atuação da litosfera e astenosfera, que é uma camada plástica que suporta o peso de toda a litosfera, que é a camada rígida da superfície, por meio do princípio da isostasia.

Um exemplo de equilíbrio isostático pode ser visto nos icebergs, explicado pela Teoria de Arquimedes, que consiste em quanto mais pesada a camada que está sobre a litosfera maior volume terá na astenosfera, ou seja, quando maior a altura do iceberg sobre a superfície acima da agua mais profunda é a base, abaixo da agua.

Várias causas podem abalar o equilíbrio, cabe citar a erosão na qual o peso dos sedimentos pode causar afundamentos da crosta, a tectônica de placas que provoca subida ou afundamento de massa com o movimento de placas, a glaciação, vale ressaltar que a isostasia é importante também na evolução de estruturas vulcânicas, tendo um papel importante na formação de cadeias.

Afim de explicar e justificar o equilibrio isostatico da Terra surgiram vários modelos explicativos. Dentre os quais cabe citar os de George Biddel Airy, John Henri Pratt e Heiskanen, numa tentativa de explicar os processos que acarretam as constantes inquietações e o retorno a estabilidade.

O modelo de Pratt,a camada superior rígida é composta de massas que têm, aprox., a mesma profundidade, mas são de densidades distintas, assim as montanhas são mais altas por serem compostas de rochas de menor densidade que as existentes nas regiões perto. De acordo com a Enciclopédia de Dicionário Porto Editora:

‘‘No seu modelo, Pratt admitia qua abaixo de um certo nível uniforme a parte exterior do globo podiaser dividida em blocos, que tinham todas a mesma massa. Como estes blocos não têm todos o mesmo volume, emfunção da topografia, pode admitir-se a existência de diferentes densidades. A densidade seria maior sob os oceanosque sob as montanhas.’’

O modelo proposto por Airy, as densidades nas diversas partes da crosta são aproximadamente iguais, as montanhas são mais altas por terem raízes mais profundas. Segundo a Enciclopédiade Dicionário Porto Editora:

‘‘A hipótese de Airy é umaaplicação do princípio de Arquimedes. Como no modelo de Pratt, abaixo de umadeterminada profundidade a influência dorelevo não se faz sentir, mas a diferença de densidade dos blocos situados abaixo desta superfície é obtida pelacombinação, em quantidade variável, de uma matéria pouco densa (d=2,67) e de uma matéria mais densa (d=3,27).Este equilíbrio denomina-se isostático, e designa-se teoria da isostasia o conjunto de hipóteses que procuraminterpretar a compensação em profundidade dos relevos superficiais.’’

Referência:

isostasia. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-11-21].Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$isostasia>.

SEARA DA CIÊNCIA, GEOLOGIA.ISOSTASIA Modelos de Isostasia. Disponível em: http://www.searadaciencia.ufc.br

WIKIPÉDIA. Isostasia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Isostasia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com