Filosofia
Por: verypynho • 7/9/2015 • Trabalho acadêmico • 901 Palavras (4 Páginas) • 235 Visualizações
I Filosofia: O homem no caminho da verdade
Pag.13 a 21
Para aprofundar o tema
- Filosofia - razão
Arte - imaginação
Religião – fé
A filosofia busca um conhecimento mais seguro, usando a razão, enquanto a religião utiliza mitos para compreender o mundo. Religião é crer que existe algo maior que nós a energia que comanda o universo e sua fonte, pois tudo que existe é matéria e toda matéria é feita de átomos e todo átomo é composto de íons e elétrons, ou seja, negativo e positivo e dependemos da religião como nosso ponto seguro o que nos torna capazes de atingir o inatingível.
A arte é a maneira de expressarmos o nosso interior, sentimentos, decepções, alegrias, realizações é o nosso ponto de escape, para que possamos por pra fora o que nos sobressai.
- É legítima sim, pois é dela que surge possibilidade de conhecimento de todas as outras denominadas ciências. A Filosofia é a mãe de todas as ciências.
- A de que a grande maioria das pessoas conhecem apenas sombras de uma realidade complexa em que estão inseridas, são agentes, no entanto, não contemplam a realidade concreta daquilo.
A mídia, a escola, a Igreja e o partido são bons criadores de sombras na parede da caverna. A única maneira de sair da caverna é quando buscamos a compreensão do processo político por conta própria, elaborando uma síntese do que se aprende com as fontes que citei acima, mas também de outras maneiras: estudando política, lendo jornais, confrontando opiniões, conhecendo a história da sociedade da qual se é cidadão.
Texto IV: atitude critica
Pag.19 a 27
Atividades
- Crítica em termos de filosofia é uma capacidade de julgar, ou melhor, é uma análise feita com pouca ou muita profundidade.
- Pelo que eu entendi quando eu li, é que a Filosofia vem para o homem, para a humanidade em geral, justamente quando ele mais precisa dela! Quando ela é a solução para um problema, quando ela é o combustível necessário para que uma revolução ou uma ideia mude o mundo, como no caso do Iluminismo, ela aparece justamente no momento em que algo precisa ser feito e pode ser feito! Ela se volta especialmente para os momentos críticos e de crises, porque e nesses momentos que passamos a questionar o que acontece ao nosso redor, às crenças, as opiniões e com isso nasce o desejo do saber.
- Porque não consegui se imaginar as utilidades da filosofia já que as outras ciências se mostram de forma clara sua utilização aos produtos técnicos.
- A reflexão filosofia e o movimento pelo qual o pensamento examinando o que é pensado por ele, volta-se para si mesmo como fonte do que foi pensado. Ela se deferência porque a atitude filosófica indaga o que e, como e porquê e, e a reflexão indaga o porquê de pensar querer e para que pensar.
- 1-Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?
2-O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?
3-Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, qual a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?
- Mas ainda sim filosofia deriva de "filo" (amor) e Sophia (saber), e significa amor ao conhecimento, à sabedoria. É o questionamento a questões culturais, econômicas, éticas, religiosas e de qualquer âmbito. É questionar o modo de viver e agir do ser humano.
- Porque a filosofia analisa o objeto de vários ângulos, ou seja, ela analisa minunciosamente um objeto e que a partir de uma resposta que surge uma série de questionamentos.
Ex: trabalha com enunciados precisos e rigorosos; busca encadeamentos lógicos entre os enunciados; utiliza conceitos ou ideias obtidas por procedimentos de demonstração e prova; exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.
...