TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação da estrutura geológica da América do Sul

Projeto de pesquisa: Formação da estrutura geológica da América do Sul. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

I – Introdução

De acordo com algumas teorias e com o texto apresentado pelo tutor, onde a formação da América do Sul se fez, são descritos de forma sucinta os processos de formação do relevo e os processos geológicos que englobam esta formação.

II – Desenvolvimento

A formação da estrutura geológica da América do Sul se deu ao longo de milhões de anos.

Teorias apontam que a camada mais externa se formou a partir da lava quente que brotou da crosta oceânica e se resfriou ao encontrar a água do mar. Esta formação se deu a partir de núcleos antigos que cresceram incorporando outros.

Quando a Terra começou a ter picos de perda de calor, foi possível a formação da crosta, antes formada apenas por magma, Primeiramente pode-se ter formado um super continente chamado Kenorano, quando a atmosfera começa a receber oxigênio, começam a se desenvolver os mais sofisticados microorganismos multicelulares, o grau de certeza dessa formação é de 20 a 30%, havendo muitas controvérsias.

Outro super continente pode ter se formado chamado Rodínia, que se quebrou em oito partes formando oito continentes que foram se encontrar formando um único continente chamado Pangéa. Mais tarde ela viria a se desmembrar e se partir dando origem a Terra como é hoje, possivelmente daqui alguns milhões de anos, devido à movimentação que existe hoje e faz com que o Oceano Atlântico se expanda e o Pacífico se feche possivelmente teremos uma nova formação dos continentes que deverá receber o nome Amásia.

De acordo com estudos existem uma abrangente e grande diversidade de, idades, formas, tamanhos e origens dos blocos de rochas da crosta terrestre que vieram de direções diferentes e se encontraram, se empurraram, se amalgamaram ou se destruíram consolidando o esqueleto geológico do continente sul-americano. Esta formação está em constante construção e destruição contínua.

No Brasil podemos encontrar depósitos naturais de calcário, minas de magnetita que são resquícios do fundo do mar que se fechou com os resultados do embate entre placas tectônicas que vinham em direções opostas. Existem vários estudos em regiões específicas onde geólogos mapeiam e relatam as formações do relevo. Exemplos como no mapeamento geológico do Paraná, as Pillow de Bom Jesus de Pirapora e os sedimentos de mar profundo encontrados em Araxá – Minas Gerais e em Afrânio e Dormentes em Pernambuco.

Resultados de analises de rochas mostraram que no Nordeste, na Bahia e Pernambuco se encontram as rochas mais antigas do Brasil.

III – Conclusão

A formação da América do Sul se deu ao longo de milhares de anos, tudo esta baseada em estudos e pesquisas desenvolvidas por especialistas da área.

As transformações estão em constante mudanças. A formação dos continentes da maneira que é hoje se deu devido às mudanças que ocorreram ao longo dos milhares de anos. Possivelmente daqui há alguns milhões de anos, poderemos ter a formação de um novo continente.

IV – Referencias Bibliográficas

http://revistapesquisa.fapesp.br/2011/10/21/e-a-america-do-sul-se-fez/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com