TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções do solo

Tese: Funções do solo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Tese  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

Funções do solo[editar | editar código-fonte]

Principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento (H2O e nutrientes) e disseminação;

Reciclagem e armazenamento de nutrientes e detritos orgânicos;

Controlo do fluxo da água e ação protetora da qualidade da água subterrânea;

Habitat para a fauna do solo.

A composição do solo[editar | editar código-fonte]

O solo é a camada mais superficial da crosta, é composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial, seres vivos e rochas em decomposição.

Existem muitas variações de terreno a terreno dos elementos de um solo, mas basicamente figuram-se quatro camadas principais:

A primeira camada é rica em húmus, detritos de origem orgânica. Essa camada é chamada de camada fértil. Ela é a melhor para o plantio, e é nessa camada que as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver.

A outra camada é a camada dos sais minerais. Ela é dividida em três partes:

A primeira parte é a do calcário. Corresponde entre 7 e 10% dessa camada.

A segunda parte é a da argila, formada geralmente por caolinita, caulim e sedimentos de feldspato. Corresponde de 20 a 30% dessa camada.

A última parte é a da areia. Esta camada é muito permeável e existem espaços entre as partículas da areia, permitindo que entre ar e água com mais facilidade. Esta parte corresponde de 60 a 70% da camada em abertura com o Magma.

A terceira camada é a das rochas parcialmente decompostas. Depois de se decomporem totalmente, pela ação da erosão e agentes geológicos, essas rochas podem virar sedimentos, ou seja, rochas sedimentares

A quarta camada é a de rochas que estão inicialmente começando a se decompor. Essas rochas podem ser chamadas de rocha matriz.

Classificação quanto à granulometria[editar | editar código-fonte]

Solos arenosos[editar | editar código-fonte]

São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração areia,formado principalmente por cristais de quartzo e minerais primários.

Solos siltosos[editar | editar código-fonte]

São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração silte, de tamanho entre 0,05 e 0,002mm, geralmente são muito erosíveis. O silte não se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves. São geralmente finos.

Solos argilosos[editar | editar código-fonte]

São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração argila, de tamanho menor que 0,002 mm (tamanho máximo de um colóide). Não são tão arejados, mas armazenam mais água quando bem estruturados. São geralmente menos permeáveis, embora alguns solos brasileiros muito argilosos apresentam grande permeabilidade - graças aos poros de origem biológica. Sua composição é de boa quantidade de óxidos de alumínio (gibbsita) e de ferro (goethita e hematita). Formam pequenos grãos que lembram a sensação táctil de pó-de-café e isso lhes dá certas caraterísticas similares ao arenoso.

Latossolo[editar | editar código-fonte]

Possui a capacidade de troca de cations baixa, menor que 17 cmolc, presença de argilas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com